quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015


JÓ 1 A 10

A MAIS NOVA TEOLOGIA, A MAIS VELHA HERESIA


Ter respostas as questões difíceis de nossa vida com o livro de Jó em mãos, tendo toda uma visão geral do que está envolvido na provação de alguém temente a Deus, é fácil. Mas se coloca na vida desse homem. Ele não tinha a revelação que temos. Ele não sabia que estava sendo provado por Deus.  A sua vida havia se tornado um campo de batalha entre Deus e satanás e ele não fazia a menor idéia disso. Olhando desse ponto de vista a história é outra.


Mas os dias de Jó não são muito diferentes dos nossos. O seu contexto é bem parecido com o contexto que vivemos hoje. O que estava em vigor no mundo piedoso dos dias de Jó é o mesmo que o nosso. O ensino que sobressaia naqueles dias era esse:

A causa de todo o mal na vida de alguém é culpa dos seus próprios erros. Se você está sofrendo é porque você pecou. Sofrer não é benção de Deus é algo do diabo. A prosperidade, saúde, felicidade, e tudo de bom é sinal da benção divina.

Era nessa situação que Jó estava inserido. Toda essa corrupção teológica permeava a vida desse homem. Quando ele “ligava a televisão”, via e ouvia os “apóstolos, pastores, bispos e missionários” falando essas coisas. Ao conversar com “irmãos” e até ouvir seu “pastor numa reunião”, era esse tipo de pregação que estava em alta.

Mas Jó era temente a Deus. Ele de maneira nenhuma passaria por essa situação que os infiéis passam. Ele era fiel a esposa, era um bom servo de Deus, temente, reto e bom patrão. Seus olhos eram somente para sua companheira. Livrava os pobres, órfãos e viúvas que clamavam por ajuda. Era os olhos dos cegos, pés dos coxos, pai dos necessitados. Jó se cobria de justiça e seu manto era a equidade. O que mais se poderia falar desse homem exemplar? Ele era um excelente “cristão”, tanto para os crentes como não crentes, e por isso eles concluíam que ele era alvo constante da benção de Deus.

Na teologia daquele tempo, todos os fiéis estavam isentos de qualquer tipo de prova. Sempre as respostas seriam positivas aos que eram servos. Não havia lugar para temor. Se você é fiel, então Deus irá te abençoar. Mas quando os ventos mudaram de direção sobre a vida de Jó, já não havia respostas, apenas acusações. Se você está nessa situação é porque você pecou.
Essas eram as acusações de Elifaz em Jó 4. 7,8, Bildade em 8.6, e Zofar em 11. 13,14. Diante dessas denúncias Jó tinha vasculhado toda a sua vida para dizer a si mesmo que nenhuma injustiça havia cometido. Jó 7. 19 a 21 e 13. 23.

Esses amigos, assim como pastores triunfalistas de hoje, são covardes. Criam um evangelho distorcido que quando foge aos seus planos, acusam descaradamente as pessoas por causa de suas provações. Mas desde o principio Deus trouxe a revelação do mundo espiritual e o quanto ele está ligado ao nosso mundo. Através desse livro, nós sabemos que não estamos sozinhos no universo. Há duas “forças” agindo no mundo físico que influenciam os homens e que uma delas é conhecida como o maligno, a pessoa de satanás. Ele não se alegra em ver a alegria de Deus e o seu prazer, já que não pode tocá-lo, toca-o através dos homens.

E Deus se alegrava em Jó. Esse homem era o seu contentamento na terra. Deus glorificava a si mesmo pela retidão e fidelidade de seu servo. E Jó alcançou um bom testemunho quando o Senhor dizia que na “terra não havia ninguém como ele”. Mas o nosso adversário, aquele que nos acusa dia e noite, vendo a alegria de Deus e nada tendo para acusar a Jó, o acusa falsamente. Sua acusação foi terrível, é de chocar qualquer um de nós.

Jó te serve porque ele tem interesse pessoal nisso tudo. Ele só te serve porque pode ter riquezas, prosperidade, saúde, uma vida sem problemas. Ele te serve por interesse, dizia a acusação de satanás. É como se alguém dissesse que sua esposa só se casou com você porque não tinha nada melhor, e casando teria uma boa vida.  Mas no dia em que tudo isso acabasse, ela te deixaria. Por acaso ele te serve à toa? Ele te serve de graça? Tu não o tem cercado para que nenhum mal lhe toque? Ele não é rico? Prospero? Não tem saúde?

A acusação de satanás foi dupla:

Acusou Jó de ser como ele, um enganador calculista e interesseiro, e a Deus de ser ingênuo não querendo ver a realidade se tirasse a cerca em volta de Jó. Deus estava subornando aquele homem com mimos, e, portanto a resposta seria integridade, retidão e temor. Ele só te serve porque tu compraste o seu amor. Satanás colocou a honra, não somente de Jó, mas principalmente de Deus em questão. Diante disso Deus não seria capaz de conquistar ninguém simplesmente pelo o que Ele é.

E o homem, desde os tempos de Jó, tem se tornado um campo de batalha onde Deus tem desafiado a satanás, desmentindo e envergonhando-o por sua falsa acusação. E até hoje, essa acusação é feita nos céus. Será que satanás está certo em sua acusação contra a igreja brasileira hoje? Será que os crentes espalhados por esse Brasil servem a Deus por amor ou por interesse? Por que você o serve? Qual é a causa do seu amor?

Amor interesseiro não é amor, é negócio.

E para responder essas perguntas, Deus coloca os seus servos na mesma situação que Jó. Ele usa você para ser guardador de sua honra. Mas infelizmente a situação não é muito promissora. São poucos que glorificam a glória de Deus, porque é em meio às provações que Ele glorifica a si mesmo.

O que é vergonhoso para nós, triste para Deus e contentamento para nosso inimigo é o caso do santo idoso que certa vez orou assim:

“Senhor, quando vais deixar de espalhar provações e espinhos em meu caminho? E Deus lhe respondeu: meu filho é assim que provo meus amigos. Ao que o Santo respondeu: Senhor, talvez seja por isso que tenhas tão poucos amigos”.

Jó, quando sofria, não tinha nenhum advogado a seu favor, e ele sentia falta de alguém que o defendesse diante das falsas acusações de satanás. No capitulo 9. 33, ele se queixa dizendo “que não há entre ele e Deus um arbitro, um advogado que ponha a mão sobre o seu ombro e o ombro de Deus e julgue a sua causa”. Para Jó ainda não havia, mas para nós há.

Diante de todas as falsas e verdadeiras acusações do diabo, Jesus lá na cruz, de braços abertos, colocou uma de suas mãos sobre o ombro de Deus e a outra sobre pecadores como nós julgando a nossa causa. E não somente isso, ele se tronou nosso advogado e hoje nos defende diante do Pai.
Quando somos provados em meio às tentações é satanás nos acusando: por que ele te serve? Você não lhe cerca de bens? Não é as bênçãos a causa de sua adoração? Mas Deus, em meio a nossa fidelidade nas provações, responde: Ele me serve porque me ama.

A alegria diante das situações difíceis que o nosso Pai coloca diante de nós é a prova que não o servimos pelas bênçãos recebidas, mas simplesmente pelo o que Ele é. O que tem sido pregado em muitas igrejas no Brasil está muito longe dessa verdade. Não é adoração que tem sido oferecido a Deus nas reuniões, mas um serviço de interesses, barganha gospel.

Muitos estão vivendo as acusações de nosso inimigo. Realmente estão servindo a Ele por interesse. Mas quando as bênçãos se vão, o amor também toma o mesmo rumo. Mas existem aqueles que realmente o amam. Existem aqueles que guardam a honra de Deus. Mesmo que a figueira não floresça, e não ajam uvas na videira. Mesmo que o produto da oliveira minta e os campos não produzam alimentos. Mesmo que não ajam gados nos currais, ou as ovelhas sejam roubadas, mesmo assim eu me alegrarei no Deus da minha salvação e o servirei por sua bondade, amor e misericórdia.
Mesmo que me falte todas essas coisas, Ele será glorificado em mim em toda situação que eu estiver. Eu calarei a boca dos meus adversários e gritarei que eu sirvo o meu Senhor porque o amo somente, dando louvor por sua maravilhosa graça.

SOLI DEO GLORIA
SPC


Nenhum comentário:

Postar um comentário