5 pontos

5 PONTOS DO CALVINISMO

O termo Calvinismo é dado ao sistema teológico da Reforma protestante, exposto e defendido por João Calvino (1509-1564). Seu sistema de interpretação bíblica pode ser resumido em cinco pontos, conhecidos como "os 5 pontos do Calvinismo" (T-U-L-I-P em inglês): 

1 - Total Depravity (Depravação total) - Todos os homens nascem totalmente depravados, incapazes de se salvar ou de escolher o bem em questões espirituais;
2 - Unconditional Election (Eleição incondicional) - Deus escolheu dentre todos os seres humanos decaídos um grande número de pecadores por graça pura, sem levar em conta qualquer mérito, obra ou fé prevista neles;
3 - Limited Atonement (Expiação limitada) - Jesus Cristo morreu na cruz para pagar o preço do resgate somente dos eleitos;
4 - Irresistible Grace - (Graça Irresistível) - A Graça de Deus é irresistível para os eleitos, isto é, o Espírito Santo acaba convencendo e infundindo a fé salvadora neles;
5 - Perseverance of Saints (Perseverança dos Santos) - Todos os eleitos vão perseverar na fé até o fim e chegar ao céu. Nenhum perderá a salvação.



Incapacidade Total ou Depravação Total 
O homem natural não pode sequer apreciar as coisas de Deus. Menos ainda salvar-se. Ele é cego, surdo, mudo, impotente, leproso espiritual, morto em seu pecado, insensível à graça comum. Se Deus não tomar a iniciativa, infundindo-lhe a fé salvadora, e fazendo-o ressuscitar espiritualmente, o homem natural continuará morto eternamente. (Sl 51:5; Jr 13:23; Rm 3:10-12; 7:18; 1Co 2:14; Ef 1:3-12; Cl 2:11-13)

Eleição Incondicional 
Deus elegeu alguns para a salvação em Cristo, reprovando os demais. Aos eleitos Deus manifesta a Sua misericórdia e aos reprovados a Sua justiça. Deus não tem a obrigação de salvar ninguém, nem homens nem anjos decaídos. Resolveu soberanamente salvar alguns homens (reprovando todos os demais) e torná-los filhos adotivos quando eram filhos das trevas. Teve misericórdia de algumas criaturas, e deixou as demais (inclusive os demônios) entregues às suas próprias paixões pecaminosas. A salvação é efetuada totalmente por Deus. A fé, como a salvação, é dom de Deus ao homem, não do homem a Deus. (Ml 1:2-3; Jo 6:65; 13:18; 15:6; 17:9; At 13:48; Rm 8:29, 30-33; 9:16; 11:5-7; Ef 1:4-5; 2:8-10; 2Ts 2:13; 1Pe 2:8-9; Jd 1:4)

 Redenção Particular ou Expiação Limitada
Segundo Agostinho, a graça de Deus é "suficiente para todos, eficiente para os eleitos". Cristo foi sacrificado para redimir Seu povo, não para tentar redimi-lo. Ele abriu a porta da salvação para todos, porém, só os eleitos querem entrar, e efetivamente entram.
(Jo 17:6,9,10; At 20:28; Ef 5:15; Tt 3:5)

 A Vocação Eficaz do Espírito ou Graça Irresistível 
Embora os homens possam resistir à graça de Deus, ela é, todavia, infalível: acaba convencendo o pecador de seu estado depravado, convertendo-o, dando-lhe nova vida, e santificando-o. O Espírito Santo realiza isto sem coação. É como um rapaz apaixonado que ganha o amor de sua eleita e ela acaba casando-se com ele, livremente. Deus age e o crente reage, livremente. Quem se perde tem consciência de que está livremente rejeitando a salvação. Alguns escarnecem de Deus, outros se enfurecem, outros adiam a decisão, outros demonstram total indiferença para as coisas sagradas. Todos, porém, agem livremente.
(Jr 3:3; 5:24; 24:7; Ez 11:19; 20; 36:26-27; 1Co 4:7; 2Co 5:17; Ef 1:19-20; Cl 2:13; Hb 12:2)

Perseverança dos Santos 
Alguns preferem dizer "perseverança do Salvador". Nada há no homem que o habilite a perseverar na obediência e fidelidade ao Senhor. O Espírito é quem persevera pacientemente, exercendo misericórdia e disciplina, na condução do crente. Quando ímpio, estava morto em pecado, e ressuscitou: Cristo lhe aplicou Seu sangue remidor, e a graça salvífica de Deus infundiu-lhe fé em para crer em Cristo e obedecer a Deus. Se todo o processo de salvação é obra de Deus, o homem não pode perdê-la! Segundo a Bíblia, é impossível que o crente regenerado venha a perder sua salvação. Poderá até pecar e morrer fisicamente (1Co 5:1-5). Os apóstatas nunca nasceram de novo, jamais se converteram.
(Is 54:10; Jo 6:51; Rm 5:8-10; 8:28-32, 34-39; 11:29; Fp 1:6; 2Ts 3:3; Hb 7:25)


5 SOLAS DA REFORMA

Reforma Protestante do século 16 mudou o Cristianismo para sempre. Despertou para a ação, por causa da corrupção e abusos que viu na igreja católica romana medieval, os pastores e líderes visionários como Martinho Lutero e João Calvino. Eles lideraram um movimento que transformou o cristianismo e, eventualmente, levou ao surgimento das denominações protestantes que existem hoje.
Os reformadores foram guiados pela convicção de que a igreja de seu dia tinham se afastado dos ensinamentos originais, essenciais do cristianismo, especialmente em relação ao que ela estava ensinando sobre a salvação - como as pessoas podem ser perdoadas do pecado através da morte e ressurreição de Jesus Cristo e receber a vida eterna com Deus. A Reforma procurou reorientar o cristianismo na mensagem original de Jesus e da igreja primitiva.
Os cinco SOLAS são cinco frases latinas (ou slogans) que surgiram durante a Reforma e resumem convicções teológicas dos reformadores sobre a essência do cristianismo.

Os cinco SOLAS são:

1.      Sola Scriptura ("Somente a Escritura"): A Bíblia sozinha é a nossa maior autoridade.

2.      Sola Fide ("fé"): Nós somos salvos por meio da fé em Jesus Cristo.

3.      Sola Gratia ("graça"): Nós somos salvos pela graça de Deus.

4.      Solus Christus ("Cristo"): Jesus Cristo é nosso Senhor, Salvador e Rei.

5.      Soli Deo Gloria ("para a glória de Deus sozinho"): Nós vivemos para a glória de Deus.
Vamos dar uma breve olhada em cada um desses cinco pontos.

Sola Scriptura
 As Escrituras são a nossa autoridade final e confiável de fé e prática. Isso não quer dizer que a Bíblia é o único lugar onde a verdade é encontrada, mas isso não significa que tudo o mais que aprender sobre Deus e seu mundo, e todas as outras autoridades, deve ser interpretado à luz das Escrituras. A Bíblia nos dá tudo o que precisamos para a nossa teologia.
Cada palavra dos 66 livros da Bíblia é inspirada pelo Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo também nos ajuda a entender e obedecer a Escritura.
2 Pedro 2:20, a Bíblia é sobre Jesus Cristo e seu papel como Deus e Salvador. Além disso,Romanos 15: 4 é 2 Timóteo 2:16.

SOLA FIDE E sola gratia
Nós somos salvos exclusivamente pela fé em Jesus Cristo por causa da graça de Deus e do mérito de Cristo sozinho. Nós não somos salvos por nossos méritos ou declarados justos por nossas boas obras. Deus concede a salvação não por causa das coisas boas que fazemos, e apesar do nosso pecado.
Como seres humanos, nós herdamos (de nosso antepassado Adão) uma natureza que é escravizada ao pecado. Por causa da nossa natureza, somos naturalmente inimigos de Deus e amantes do mal. Precisamos ser vivificados (regenerada) para que possamos ainda têm fé em Cristo. Deus graciosamente escolhe para nos dar um novo coração para que nós confio em Cristo e são salvos por meio da fé.
Deus graciosamente nos preserva e nos mantém. Quando somos infiéis em sua direção, ele ainda é fiel.
Nós só podemos estar diante de Deus por sua graça como ele misericordiosamente nos atribui a justiça de Jesus Cristo e atribui a ele as conseqüências de nossos pecados. Vida de perfeita justiça de Jesus é contada como a nossa, e nossos registros do pecado e fracasso foram contadas para Jesus quando morreu na cruz.
Sola fide e sola gratia expressar o ensino de Efésios 2: 8:
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé. E este não é o seu próprio fazer; é dom de Deus, não vem das obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. "

Solus Christus
Deus deu a revelação suprema de si mesmo para nós enviando Jesus Cristo, Colossenses 1:15.Somente através da graciosa auto-revelação de Deus em Jesus é que vamos chegar a uma economia e transformar o conhecimento de Deus.
1 Timóteo 1: 5. Porque Deus é santo e todos os seres humanos são pecadores e pecadores, 1 João 1: 1 Hebreus 7:25 Romanos 8:34. Nem os rituais religiosos nem boas obras mediar entre nós e Deus. Atos 4:12 pelo qual uma pessoa pode ser salva diferente do nome de Jesus. Hebreus 7:23, e sua morte sacrificial por si só pode expiar o pecado.

Soli Deo Gloria
Glória pertence somente a Deus. A glória de Deus é a motivação central para a salvação, não melhorar a vida das pessoas, no entanto, que é um maravilhoso por produto. Deus não é um meio para um fim, ele é o meio e o fim.
O objetivo de toda a vida é dar glória a Deus: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus" (1 Coríntios 10:31). Como o Catecismo de Westminster diz, o principal propósito da vida humana é "glorificar a Deus e gozá-lo para sempre." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário