domingo, 16 de novembro de 2014


VAI ALTA A NOITE
O que há de mais tarde do que a alta madrugada? Mas não será a madrugada o alvorecer de um novo dia?
Cícero
João 13.30

O capitulo treze do evangelho de João são a últimas horas de nosso Senhor antes de sua morte. Era num contexto de páscoa. Nessa festa, todos os anos um cordeirinho perfeito era imolado. Esse cordeiro era minuciosamente examinado pelo sumo sacerdote para encontrar algum defeito.

Nesse momento a sombra e a realidade se confundiam. O simbolismo e o realismo se encontravam em Cristo e naquele cordeirinho. Assim como aquele animal, o Senhor estava sendo separado e examinado para ser imolado. Jesus foi para Jerusalém para passar por esse processo. Os fariseus, saduceus, escribas e até os gentios o examinaram. E nada, nenhum defeito se encontrou nEle. Ele era perfeito, sem mancha, ruga ou mácula.

Ele era o verdadeiro, o real cordeiro que tira o pecado do mundo.
E o seu último desejo foi estar com seus discípulos. Era seus últimos momentos nesse mundo, e era com aqueles que Ele amou até o fim que Ele queria estar. Era a última ceia. A última comunhão presencial do Senhor com eles antes da cruz. Depois dessa ceia os discípulos não mais comeriam com seu Mestre até que se cumprissem suas palavras de Lucas 22.16.

E já se passaram dois milênios e os discípulos ceiam ainda sem a presença física do seu mestre. E o texto nos revela que esses dias sem a presença do Senhor serão dias de trevas. O contexto daquela ceia é o mesmo contexto da igreja hoje. O sol havia nascido quando o menino Jesus nasceu, e agora estava se pondo com a eminência de sua morte.

A igreja está vivendo numa longa noite escura. É nessa longa noite que a igreja se encontra. Seus discípulos são perseguidos como Ele foi. São humilhados como Ele foi. Muitos estão sofrendo como Ele sofreu, e está em prisões como Ele um dia esteve. Outros estão abandonados e muitos estão sendo mortos.

Paulo sabia disso quando escreveu “vai alta à noite” em Romanos 13.12. Quando ele escreveu essas palavras estava querendo dizer que a igreja estava na mais alta madrugada.  E porque ele escreveu tais palavras? Por que muitos da igreja estavam dormindo. E como sabemos que os discípulos estão dormindo? Quando eles começam a praticar as obras das trevas como orgias, bebedeiras, discussões e ciúmes, relatadas no verso treze.
 
É na mais alta madrugada que os discípulos são mais atacados pelo forte sono. É nessa hora que a igreja é mais tentada a adormecer. Por isso Paulo nos alerta dizendo para nós não nos entregar, mas nos revestir das armas da luz. Ande em meio à escuridão como se você estivesse andando de dia, sem ter nada a esconder ou do que se envergonhar.

Mas Paulo nos fala de uma promessa. O dia vai raiar. Assim como ninguém pode impedir que o sol nasça, nada poderá impedir com que o Senhor venha. Estamos na noite, e tão certo como a noite vem, o dia chegará. Mas muitos estão embriagados, dormindo e praticando as obras das trevas porque o dia custa raiar.

Porque você acha que o Senhor nos manda vigiar? Por causa da noite. Ninguém vigia de dia. E o nosso Senhor, assim como um ladrão, virá na mais alta madrugada. Mateus 24.43

Por isso a palavra profética na boca do profeta Isaías pergunta:

Guarda, a que horas estamos da noite? Isaias 21.11.

Estamos na mais alta madrugada. Após o Senhor cantar com seus discípulos e sair para o Getsêmani, o apóstolo João deu ênfase àquele momento escrevendo, “era noite”. Quanto mais o dia de nosso Senhor se aproxima, mais tenebroso esse mundo ficará.

Mas nós que somos do dia devemos consolar uns aos outros. Coragem irmãos! Não desista! Não desfaleça! O dia está chegando, logo a estrela da manhã brilhará e trará com ela o sol da justiça trazendo luz sobre todas as trevas.

A última vez que a igreja ceou com o Senhor foi a dois mil anos atrás. E desde esse dia, em meio à madrugada, noite após noite, ceia após ceia, estamos sem a sua presença. O sol ainda esta oculto.

Mas há uma promessa de um café da manhã. Essa promessa é Segura e firme, viva como o nosso Senhor é vivo. Eterna como Ele é eterno. Um dia os discípulos estarão novamente com seu Mestre à mesa desfrutando de um banquete num dia maravilhoso.

Portanto, não durmamos como muitos estão dormindo. Vigie! Esteja firme porque ele virá como um ladrão, não para buscar o lixo, mas o luxo, o tesouro escondido.

Soli Dio Gloria.

Silas Portela Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário