quarta-feira, 19 de novembro de 2014


EFÉSIOS 6.1
 A nossa luta não é contra carne ou sangue...
A visão que Paulo nos trás neste texto é uma visão bélica. Fica bem claro que cada cristão está em guerra. E isso não é alegoria ou um simbolismo, é um fato. É uma guerra onde várias batalhas são travadas e vencer uma delas não nos dá o direito de relaxar. Ao contrário, o cristão, como um soldado fortemente armado, deve estar sempre alerta e vigilante, sempre pronto porque nosso inimigo nunca descansa e nem desiste.

Esse inimigo é um inimigo chato, sem vergonha, pois mesmo perdendo uma batalha hoje, ele voltará amanhã porque ele nunca se dá por derrotado. Se perder uma batalha, travará outra até que consiga o que tanto quer.

 Creio que o fato de estarmos em guerra e de termos um forte inimigo está bem claro. Mas o que não está bem claro, creio eu, é algumas questões como: Quem é nosso inimigo? Contra quem estamos lutando? Quem é o nosso satanás? Satanás é um dos nomes de lúcifer, e significa adversário. Satanás é aquele que se opõe.

Diante disso, quem tem sido seu opositor? Quem é aquele pela qual você une forças para derrotá-lo. Falo isso porque a luta de muitos não é contra o seu verdadeiro inimigo, mas contra aquele que Deus colocou diante deles para ser seu amigo. Paulo deixa bem claro, quando escreveu Efésios seis, que nós não devemos desperdiçar forças contra aqueles que não são nossos adversários.

Alguém disse uma vez que tudo aquilo que se move é sagrado. Por quê? Porque a imagem e semelhança de Deus ainda permanecem nele. Aquilo que é de carne e sangue não é nosso satanás. O seu irmão salvo em Cristo não é seu inimigo. Até em certo ponto, aqueles que te perseguem são um campo onde você pode crescer para ganhá-los como seus amigos. Concentre suas forças, sua atenção e união no seu verdadeiro adversário.
 
Não seria uma idiotice fazer o trabalho que cabe a satanás fazer?

 O primeiro sinal de derrota do diabo é quando a igreja começa a amar e compreender, respeitar e honrar, ver a dignidade e a imagem de Deus no seu próximo que é seu amigo.

Não faça de seu irmão um satanás, porque quando você faz de seu irmão um satanás, irá fazer de satanás o seu irmão. Quando você faz de seu amigo um diabo, você faz do diabo um amigo, para que como amigo do diabo, você não possa ver como amigo o seu irmão. Deus colocou as pessoas a sua volta para conhecê-los. Para amar, zelar, ser amigo e ter misericórdia deles. Há muito que aprender com seu irmão. Muito a conhecer e se deixar conhecer.

Lembremos sempre que nossa guerra não contra o mundo físico, mas contra o mundo espiritual.

Soli Dio Gloria

Silas Portela Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário