quinta-feira, 20 de novembro de 2014

UNIDADE

João 17. 20 a 23
...Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.
A bíblia até então não havia revelado uma oração intima entre o Senhor Jesus e seu Pai. João teve o privilégio de ouvir e escrever a intimidade do Senhor. Essa oração é conhecida como a oração sacerdotal porque Jesus se coloca no lugar de um intercessor assim como um sacerdote é. E essa oração não estava limitada apenas aquele contexto e nem somente aqueles discípulos, mas a todos aqueles que seriam alcançados pelo evangelho. O nosso senhor orou também por nós, discípulos do século 21 quando disse “Eu rogo por todos os que vierem a crer em mim”.
Essa oração foi feita antes de sua morte e nela vemos a confiança do Mestre. Não há sinal de derrota em face da humilhação e morte. É a vitória certa que vemos em suas palavras, mesmo diante de discípulos tão fracos e covardes. Mas a missão que o Senhor iniciara iria adiante com esses mesmo discípulos até chegar a nós no Brasil.
E nesse ponto da oração vemos o desejo do Senhor. O seu desejo e a vontade do Pai é que todos sejam um. E essa unidade da igreja é a prova que convence os de fora da missão de Cristo.
ELES UNIDOS, COMO NÓS UNIDOS, PARA QUE O MUNDO CREIA QUE TÚ ME ENVIASTES.
A nossa unidade proporciona o lugar ideal para a glória de Deus repousar. Uma unidade espontânea, não fingida ou forçada, é o ambiente propício para Deus vir.
A GLÓRIA DEPENDE DA UNIDADE.
A SALVAÇÃO DOS PERDIDOS DEPENDE DA UNIDADE.

Sem unidade o reino não avança. Sem unidade o que vemos avançando é o reino do homem propagando o reino de Satanás. Quem quer que o mundo reconheça que Jesus é Senhor? Quem quer que o mundo se converta de seus pecados e sejam salvos?
A união é a resposta!
A unidade entre irmãos através do vinculo do amor fraternal é a resposta. A unidade é a maior obra de evangelismo. Não adiantará pregar nas praças, fazer culto ao ar livre ou entregar folhetos se estivermos divididos.
Por que muitos perecem no mundo sem Cristo? Por que milhões estão fora de Cristo sem esperança e sem Deus? Porque não somos um, assim como a Trindade é. Não há amor, perdão, humildade ou outro fruto necessário para unidade. Mas estamos cheios de dons. Cheios de milagres e maravilhas. Cheios manifestações sobrenaturais que não sobra espaço para o Espírito trabalhar.
Hoje nós temos a revelação de Quem Deus é por causa da unidade entre a trindade. Se conhecemos o que é o amor, é por causa da união entre o Pai e o Filho. E como os perdidos terão a revelação desse amor? Por causa da unidade.
Deus colocou Babel a baixo, mas os filhos de Deus, dia após dia, tijolo após tijolo, tem erigido o que a cruz derrubou. O que faz a glória de Deus descer é a unidade, mas muitas igrejas têm tentado ir até a glória dele com suas torres de Babel. Isso é religião!
Será que o Senhor estava tendo um surto de febre quando orou por um ideal que a nosso ver nunca será atingido? Eu creio que não. Por mais que os cristãos lutem contra o cumprimento dessa oração profética, a Filadélfia surgirá no final. Essa igreja é aquela que crucificou o seu “eu” na mesma cruz que o Senhor foi crucificado. Essa cruz levou à soberba, prepotência, orgulho, altivez, ambições, vaidades, preconceitos, fanatismo, religiosidade, todas essas coisas que nos separa.
Somente através da cruz podemos ser um. Somente através da cruz podemos cumprir as palavras do Senhor em João 17. É somente através da cruz, e do amor que de lá emana, que nos fará amar essa verdade preferindo morrer por ela a viver na mentira. É essa cruz que nos une que devemos erigir dia após dia. É através dela que o mundo crerá que Deus enviou seu Filho. E é através de nossa unidade que o mundo saberá que Deus os ama.
Soli Dio Gloria
 
Silas Portela Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário