sábado, 22 de novembro de 2014

HEDONISMO
 
JOÃO 4.15

Deus é um ser que sente prazer. E o seu prazer está em contemplar a sua própria glória. A intenção de Deus em criar a humanidade, foi para que ela ficasse extasiada com a majestade dEle próprio, e assim prostrar-se em adoração pela sua grandeza. Deus é um ser que sente prazer e Ele compartilhou esse atributo com cada ser humano que foi criado. O homem tem prazer para principalmente desfrutar de Deus. Mas a queda desfigurou esse principio quando Deus deixou de ser o centro do prazer eterno e coletivo, passando o homem a usurpar o lugar central que pertencia a Ele. O supremo bem da vida se torna, agora, o prazer individual e imediato. Essa busca do homem pelo prazer ficou conhecida como hedonismo.

Com a queda, cada um de nós tornou hedonista por natureza. O pecado corrompeu esse atributo divino nos tornando seres egoístas, e desesperados por satisfazer nossos desejos carnais e mundanos. Não adianta tentar mudar essa situação, já vem de fábrica. Já estamos programados para sentirmos prazer. É algo inato, intrínseco ao homem.

Segundo o Aurélio, hedonismo é a tendência a considerar que o prazer individual e imediato é a finalidade da vida. Note essas duas palavras: individual e imediato. Os hedonistas são extremamente egoístas. O que está sempre em primeiro plano é a sua satisfação imediata. Hoje, principalmente, colhemos os frutos desse movimento. Somos a geração do aqui e agora. Queremos tudo o que nos dá prazer o mais rápido possível. Não há mais paciência para esperar o preparo de uma boa comida, ou esperar o casamento para desfrutar do sexo. Se não for de consumo rápido ou prático a tendência é o fracasso.

Por que há tantos divórcios em nossos dias, e para tristeza nossa, de muitos cristãos? A resposta é bem clara: hedonismo! Hoje já não se casa para satisfazer o próximo, mas a si mesmo. sabemos que casamos para a felicidade do outro, sendo que quando o outro está feliz, o casal estará feliz. Se todos os casamentos fossem direcionados dessas forma, a situação seria outra.

Por que há tantos adultérios? Prazer individual e imediato. Por que a tanto sexo no meio dos jovens solteiros? Prazer individual e imediato. O que é o movimento homossexual? A busca pelo prazer individual e imediato. O que é o movimento pedófilo? A busca pelo prazer individual e imediato. Não há espaço para a moral. Não há espaço para o outro. Não há espaço para o bem comum. Tudo o que importa é o meu prazer.

Mas o problema maior do que ser imediatista é colocar o prazer como a finalidade da vida. Muitos pregadores diriam que não há nada de bom no pecado. Ele não é apetitoso ou prazeroso. Mas eu penso diferente. O pecado é muito, muito, muito prazeroso. É bom pecar. É bom ser o Senhor de nossa própria vida. É bom viver a lei do Telema "faz o que tu queres, pois é tudo da lei". Mas tudo esse prazer lhe dará uma falsa finalidade da vida. E a prova disso é a busca incessante por mais e mais. O hedonista nunca se satisfará. Aquele que busca somente o prazer, nunca se fartará dele. Nada será suficiente. O pecado é como um abismo que chama por outro abismo mais profundo.

Aquele que assim vive, sempre descerá mais fundo. Sempre irá além em busca de satisfação pessoal e imediato. Vamos pegar a vida de um jovem como exemplo. Como ele inicia no mundo do prazer? Começa com saidas com amigos, e depois bebidas. Conhece pessoas, entra no sexo. Em seguida vem as baladas. Inicia-se na maconha. Aprofunda-se em mais sexo, drogas mais pesadas,etc.
Aonde isso irá terminar? Desespero!

O dia em que se tem mais suicidio no mundo é no domingo a tarde. Isso acontece por causa do vazio não preenchido por todo tipo de prazer experimentado no fim de semana.

Aquela mulher de Samaria era uma hedonista. Ela estava sedenta, não somente de agua fisica, mais principalmente espiritual. Jesus viu nesse fato uma oportunidade de lhe mostrar sua verdadeira sede. Ele vai no amago da questão, no ponto principal do problema daquela mulher.

“Se sobesses com quem falas, eu lhe daria agua viva para satisfazer a sede de sua alma”, disse Jesus. Somente o que Jesus tinha poderia satisfazer a sua sede insásiavel. E o interessante é que o senhor revelou pra ela o quanto hedonista ela era. Os cinco casamentos, e o sexto relacionamento ilicito, prova o quanto ela buscava por satisfação. Mas o sexo não era suficienete para preencher o vazio, a sede do seu coração. Ela tentava saciar suas necessidaes com aquilo que o mundo tem de melhor, o sexo. Mas não saciou. Não foi suficiente. Nunca será suficiente.

Então o que seria suficiente para o vazio do homem? A resposta estava na frente daquela mulher. Jesus Cristo é suficiente. A regeneração direciona o prazer e a satisfação para Deus. Ele não arranca de nós o hedonismo, Ele direciona para que o nosso prazer final seja somente Ele.

Deus é mais glorificado, quando diante de tudo aquilo que o mundo nos oferece como sentido final da vida, eu prefiro me satisfazer mais nEle. O apóstolo Paulo em Romanos 3.23, nos diz “que todos pecaram e carecem da glória de Deus”. Oque isso significa? Quando pecamos, nós nos tornamos carentes de Deus. O homem se tornou necessitado. Nós trocamos algo infinitamete melhor, por algo insignificante. Trocamos por migalhas que esse mundo oferece, àquele que somente pode nos satisfazer.
 A essência do pecado é não nos deixar valorizar aquilo que é mais valorozo. Por causa do imediato, nós negociamos o Eterno.

Mas aqueles que se satisfazem em Cristo, há uma fonte neles que jorra para a vida eterna. Essa fonte esta dentro de nós e sacia toda a sede da nossa alma. Mas talvez muitos possam dizer que viver assim, não é aproveitar a vida. Creio que a resposta está em 1Corintios 10.31, que diz:

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.

Se satisfaça em Deus. Viva a sua vida para glòria dEle. Satisfazer a Ele é satisfazer a si mesmo. Buscar a glória dEle é se satisfazer totalmente.

Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.
Salmo 37 3,4

 Soli Dio Gloria
Silas Portela Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário