domingo, 23 de novembro de 2014


TUDO É POSSÍVEL AO CRER

Marcos 9. 23

Vivemos dia de manifestações do poder “divino” através da fé. Creio que a fé nunca ganhou uma proporção tão grande como hoje. Não sei se no passado a igreja já passou por uma situação parecida. Na maioria das conversas, pregações, cruzadas evangelísticas, a fé tem tomado o seu lugar de honra.

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus. Mas a fé é apenas um meio, apenas um instrumento para algo. De fato mesmo, a fé nem poder tem, quem tem poder é o Deus da fé. Ela não faz nada além do seu papel, que é colocar toda a sua confiança em alguém para receber refrigério. Mas de fato, de fato mesmo, você nem precisa de fé para receber um milagre de Deus.

Blasfêmia gritaria muitos!

Há muitas provas de que a mente pode produzir curas. São as chamadas curas psicossomáticas. Aquele que deseja muito por algo é enganado pela própria mente. E os agentes do milagre se utilizam do fator fé para produzir essa falsa cura. Para esses, Deus é como um placebo, um remédio de farinha que serve apenas para iniciar aquilo que a fé fará. Por causa dos sofrimentos, eles são induzidos a usarem a Deus, e assim terem suas mentes enganadas para que acredite que o milagre chegou, e o corpo reage de acordo.

Raramente a fé é direcionada para Deus. A fé é direcionada para a própria fé, ou para confissão positiva, e na pior das situações, para o guru, o “grande homem de Deus”, o intermediário entre os homens e o milagre. O pedágio, numa forma mais clara. E o interessante é que essas curas têm sua base na fé. Tudo é possível ao que crer, dizem esses profetas.
Então creia e receba seu milagre. Mas crer em quê, ou em quem?

Essa é a questão que faz toda a diferença. Porque se você crer em qualquer outra coisa que não seja Deus, o que você será levado a crer é que “tudo” é possível ao que crer. Mas o que é esse tudo? Os profetas da paz dirão que é tudo de bom, tudo de bem, tudo de agradável, tudo aquilo que te dá alegria.

Eu creio que tudo é possível ao que crer, mas esse tudo pode ser algo não muito bom às vezes. Tudo é possível, até algo errado. Tudo é possível, até algo que não planejamos, almejamos, ou que tanto queríamos. Esse tudo envolve tanto as coisas boas como más.

Quem nunca foi atacado por dúvidas diante de tantas adversidades? É nessas horas que perguntas inundam a nossa mente dizendo porque algumas coisas terríveis acontecem conosco e com outras pessoas? Por que alguém tão bom fica doente? Por que perdemos entes queridos? São tantos porquês que parece que vamos desistir. É nessas horas de dúvidas que Deus, muita das vezes, opera maravilhas nessas pessoas.

Aquele pai que sofria pelo problema do menino possesso não tinha fé. Jesus era a sua ultima esperança, mas havia duvidas no coração daquele homem. Como os caminhos de Deus não são os nossos caminhos de cartas marcadas. Deus age livremente e de uma forma surpreendente. O homem pediu ajuda a pessoa certa, e Jesus respondeu que “tudo é possível ao que crer”. Parecia que havia uma fé extremamente grande envolvida naquele pedido, mas o texto nos deixa surpreso quando o pai responde “eu creio, ajuda-me na minha falta de fé”.

Você consegue entender isso?
Eu creio, mas sou incrédulo.

Jesus libertou aquele menino por sua fé, não pela fé do pai. isso nos ensina algumas verdades:

Primeiro, muitas das vezes o milagre não precisa tanto de fé. Segundo, Deus pode curar pessoas de formas milagrosas, mas nem sempre curará aqueles que se achegam a Ele com fé.

Sabe por que? Porque Deus tem uma vontade. Ele tem um propósito em tudo. Ele tem um projeto em cada vida, e em cada vida Ele tem um caminho diferente. Muitas das vezes não entendemos o que estamos passando, mesmo permeados de tanta fé. Por isso é importante sabermos que esse tudo é possível, pode incluir coisas más que o nosso Senhor preparou para nós com um objetivo. Deus quer que mantenhamos a nossa pequena fé nEle, mesmo nas horas mais difíceis de nossas vidas.

Os porquês que nos envolvem no sofrimento nos faz olhar somente para trás, nos fazendo remoer em nossas justiças próprias. Mas o para que, nos faz olhar para frente, para o futuro em Deus. Para que essas dificuldade? Para que essa tribulação? Para que essas adversidade? Para que essa perda? Tudo é possível para aquele que crê.

Tudo aquilo que vem sobre nós no tempo, não atinge Aquele que é Eterno. Ele continua soberano, poderoso e amoroso. E seu cuidado está sempre sobre nós, dia após dia.

Se você não crê, ore e peça a Jesus que te ajude em sua falta de fé. Peça para que Ele o ajude a crer que tudo é possível ao que crer, mesmo coisas más acontecendo conosco. E Ele virá até você, como foi até Jó. Ore para que ele te ajude em meio aos problemas, e te conduza a sair deles para glória do Eterno.

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Romanos 5:3-5

Soli Dio Gloria

Silas Portela Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário