domingo, 16 de novembro de 2014


SOBERANIA

Há algumas verdades bíblicas que são odiadas até mesmo pelos próprios cristãos. E uma delas é a doutrina da soberania de Deus. Os que a odeiam vêem o mundo sempre pela ótica humana, mas não conseguem enxergá-lo pela ótica divina. Eles reivindicam os direitos da liberdade humana e seus argumentos são que o homem tem o direito de ser feliz. Mas feliz em quê?

O sentido de tudo o que foi criado, não é primeiramente a felicidade do homem, mas daquele que criou o homem. O salmo 115.3 está escrito que “o nosso Deus está nos céus, único e verdadeiro, e Ele faz tudo o que lhe apraz". Esse Deus criador tem o direito e o poder de fazer tudo o que o deixa feliz, até por certo momento deixar o homem infeliz.

Quando a felicidade do homem é colocada em primeiro lugar, Deus deixa de Ser soberano e dessa forma, o homem é que se torna senhor de tudo. Não foi assim no Éden? A questão ali não era a felicidade do homem em primeiro lugar? Mas no Éden, quando a serpente enganou o homem, o propósito de Deus não foi frustrado. Por Ele ser soberano significa que tudo o que acontece, acontece para a glória dEle mesmo.

E a prova que a serpente não frustrou os planos de Deus é Gênesis 3.15, a profecia daquele que esmagaria a cabeça da serpente. Essa profecia nunca foi um segundo plano do Senhor, mas desde o inicio o Cordeiro já estava morto. Jesus Cristo na cruz era, e sempre será o eterno propósito de Deus.

Ninguém pode frustrá-lo. Ele è quem frustra os propósitos de seus inimigos. E por nenhum de seus planos falharem, Ele é o mais feliz dos seres. E é nessa felicidade que nós devemos nos alegrar. O nosso Deus se assenta sobre esse mundo e controla todas as coisas para sua própria alegria. E a alegria dEle é a alegria de seus filhos. E o filho deve ver em tudo, seja de uma forma generalizada ou particular, os desígnios de Deus guiando suas vidas, mesmo que isso seja algo que por um momento lhe traga infelicidade, dor e sofrimento.

Eu posso estar triste, mas a maior verdade é que sempre o meu Deus está feliz porque os seus planos estão sendo realizados em minha vida e no mundo. Hoje eu não entendo os caminhos dEle, mas um dia entenderei o propósito de tudo que passei, sabendo que a minha firmeza em meio às circunstâncias adversas glorificou o meu Deus, mesmo Ele permitindo algo mal sobre mim.

Ele é soberano. Ele é um Deus feliz. e a minha felicidade não se baseia nas circunstâncias da vida, mas no eterno, sabendo que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. E esse bem é sermos conformados a imagem de seu filho Jesus. Deus, para cumprir o seu propósito não poupou seu próprio filho, e para estabelecer a sua glória, Ele também não nos poupará dos problemas da vida.

Deus tem o poder, o direito e a soberania para fazer tudo o que lhe faça feliz.

Por isso o nosso Deus nunca tem deficiência ou necessidade. Ele está sempre pleno, transbordante de energia para agir em favor de seu povo que busca a felicidade nEle.

Soli Dio gloria

Silas Portela Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário