sábado, 29 de novembro de 2014


CONVERSÃO
ATOS 15.3

A primeira vez que a palavra conversão aparece no novo testamento é em Atos 15.3. Paulo e Barnabé narravam o que Deus estava fazendo entre os gentios. Era algo realmente surpreendente. Deus estava salvando.

Mas o que é conversão? Conversão é dar meia volta e ir por outro caminho. No sentido bíblico é dar as costas ao pecado e correr para os braços de Jesus Cristo. É crer no Senhor Jesus e ser salvo da ira Divina.

No mundo há sete bilhões de pessoas, e muitos desses estão debaixo dessa ira. Estão condenados, caminhando para o inferno, e somente Cristo pode salvá-los. Nenhuma religião é o caminho até Deus. Nenhuma religião tem o poder de aproximar o pecador de Deus e fazê-lo favorável a ele. Há várias portas e vários caminhos que conduzem a perdição eterna, mas somente um caminho e porta podem conduzir a Deus, Jesus cristo.

Pregar assim hoje, é ser chamado de intolerante religioso. Quem diz isso são os relativistas que pregam que todas as religiões conduzem a Deus. Mas essa é a mentira do século. Os vários deuses que existem, não são uma das faces de Deus e Pai de Jesus Cristo. Somente a bíblia, o único livro suficiente e inerrante, revela que esse Deus se revelou somente em Cristo, e Ele se tornou o único intermediário entre o pecador e Deus.

Há somente uma condição que todos nós precisamos satisfazer para sermos salvos. Essa condição é a conversão.  É se arrepender de seus pecados, de sua vida miserável de orgulho e egoísmo, e colocar a sua confiança somente em Cristo e em suas promessas, se apoderando de seu perdão e do valor de seu sangue, que é suficiente para nos aproximar de Deus e satisfazê-lo.

Qual é a prova, a evidência, a certeza da salvação de um pecador? Mudança de coração. Mudança de vida. Mudança de atitude. É isso que a conversão faz. Ela muda o caminho e faz do pecador uma nova criatura que já não é o que era e caminha para ser como Cristo é.

O ponto principal não está em apenas concordar, ou levantar a mão depois de um apelo, mas ter a revelação do alto preço do sacrifício de Jesus e ver o poder transformador que ele opera nele.

E como essa conversão é gerada? Será que é através de nossas próprias forças? Será que é pela vontade do homem? será que é por sua decisão? Não! Nada, a não ser Deus pode gerar a conversão. Ela é dádiva dEle. É um presente totalmente gratuito que o Senhor nos concede. Em atos 11.18 nos diz que, “Deus concedeu arrependimento para vida”. Atos 14.27 continua dizendo que, “Deus abriu para nós as portas da fé”. É Deus quem abre o nosso coração para entendermos o evangelho como ele fez com Lídia em Atos 16.14.

Jamais compreenderemos completamente o quão profundo e “terrível” é a conversão, enquanto não dermos conta que ela é um milagre de Deus. Nós éramos pecadores, cegos, incapazes de se submeter à lei de Deus. Mas esse Deus, que é rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, estando nós mortos em delitos e pecados, Ele nos deu vida.

Eu estava morto, e morto não responde a pregação do evangelho, enquanto Deus não operar um milagre no seu coração lhe fazendo viver. É após a regeneração que o pecador arrependido encontra forças para se voltar para Cristo.
 
 A regeneração produz a fé no pecador e não o contrário. A fé é fruto da obra interior e anterior do Espírito Santo.

Essa verdade só nos mostra o quanto nosso Deus é grande. Ele nos amou sendo nós ainda pecadores. O seu filho foi dado quando ainda éramos transgressores de sua santa lei. Mas um dia Ele nos chamou. E o seu chamado foi carregado de vida. E se hoje estou vivo, foi porque um milagre ocorreu em mim. Se hoje estou vivo, foi porque Ele soprou seu Santo Espírito Em minhas narinas. Eu estava morto, sem forças, sem vida. E Ele me salvou para o louvor de sua graça.

Soli Dio Gloria

Silas Portela Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário