domingo, 29 de janeiro de 2017


OS BEREANOS
Atos 17.11


Paulo e silas tinham pregado o evangelho em Tessalônica, mas diante da verdade os judeus preferirem acreditar em suas tradições, sem ao menos conferir o que aqueles homens diziam. Olha que quando Paulo pregava, discutia com eles com base nas escrituras, explicando e provando que o cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos.(Atos 17.2). A tradição cegou o entendimento para que eles não vissem a verdade.
Pior do que não querer ouvir e nem examinar, é sem examinar aceitar tudo o que se ouve. São dois extremos danosos para a igreja nesses dias. E por incrível que pareça o que mais temos em nossas igrejas são esses dois tipos de pessoas. O fato estranho que encontramos em nosso meio é que quando o evangelho é pregado a reação é rejeitar sem ao menos examinar o que é dito. E por que se faz isso? A resposta são as tradições. Elas cegam as pessoas para que não vejam a verdade. Mas por outro lado, quando o fogo estranho lhes é ministrado a atitude da grande maioria é aceitar sem ao menos examinar o que é dito.
E qual é o remédio para essa ferida mortal? O exemplo dos Bereanos. Vejam que em Beréia eram judeus que ouviram Paulo anunciar o mesmo evangelho que ele havia anunciado antes. Eram judeus com as suas tradições, mas as suas ações diferem em muito das atitudes dos de Tessalônica, por isso eles ganharam um elogio diante do seu ato de ouvir e sinceramente examinar o que se ouvia.
A sua característica é a nobreza de mente. Deus nos abençoou com o privilégio de pensar. E foi isso o que eles fizeram. Simplesmente pensaram e foram elogiados por isso. Nós não somos como cavalos, nem como mulas que sem entendimento, juízo ou discernimento precisam serem puxados por cabrestos de um lado para o outro por aquilo que os pregadores falam. E nem devemos ser como crianças, levados de um lado para o outro por todo vento de doutrinas e pela astucia e esperteza de homens que induzem ao erro.
Aqueles irmão de Beréia eram mais nobres porque tinham interesse pela palavra e examinavam dia após dia o que era dito, com aquilo que estava escrito. Em outras palavras, eles examinavam o que ouviam independente de quem pregava. Olha que era Paulo que passava por esse escrutínio. Então, diante desse fato surge uma pergunta: se eles fizeram isso com Paulo, porque nós não fazemos isso com pregadores extremamente menores do que ele? É um direito, e acima de tudo um dever de cada cristão julgar o que ouve. Quando falo julgar, não estou falando de condenar, mas de avaliar e examinar. A igreja que assim faz é elogiada como uma igreja muito mais nobre do que outras.
Não é pecado discordar de um pregador. É seu direito, e acima de tudo o seu dever fazer tal coisa. Não é criticá-lo por criticar. É ser zeloso pela palavra. É comparar palavra com a palavra. Não é comparar palavra com tradições, legalismo, cosmovisões,  pré-conceitos e achismos que muitas das vezes preenchem aquilo que cremos.
Se a igreja fizesse isso em todas as reuniões onde a palavra é ministrada, nós não estaríamos onde estamos. Os pregadores seriam muito mais cautelosos. Portanto, diante disso, a verdade não deve ser aceita sob a autoridade de nenhum homem sem examinar o que se prega com a palavra escrita. Lembre-se, é o seu direito, e acima de tudo o seu dever.

Que Deus tenha misericórdia de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário