domingo, 1 de março de 2015

Despenseiro

Jesus Cristo é o fundamento do ensino na igreja. E tudo se resume a Ele e seu amor redentor. Este é o fundamento da casa de Deus. E fundamento é aquilo que sustenta, é o alicerce de todo um edifício. E o mistério do evangelho, o fundamento, foi revelado por Cristo aos apóstolos e os apóstolos a igreja. É nossa missão defender e sustentar esse evangelho. Ele é o tesouro que Deus Pai confiou a nós, e é nossa responsabilidade preservá-lo.

Paulo, em gálatas 1.8 nos diz que há somente um evangelho e esse evangelho está fechado. Portanto, não há mais novas revelações, não há mais nada a acrescentar, nada mais profundo do que aquilo que está revelado nas escrituras. Paulo, Pedro, Apolo, Tiago, Agostinho, Calvino, Lutero e tantos outros, pregaram o mesmo evangelho, mas em outro contexto, e de maneiras diferentes.


Quando a igreja se fundamenta em Cristo, ela se torna aquilo que temos de mais valioso.  Ela se torna atraente por causa da verdade que ela carrega. Quando atraímos os pecadores com algo que não seja Cristo, sempre teremos que criar artifícios para mantê-los. Mas quando o povo é atraído por Jesus não é preciso nenhuma intervenção humana, nem misticismo, muito menos campanhas para chamar pecadores. Cristo é suficiente.

Paulo nunca foi politicamente correto. Ele apenas queria manter o fundamento de todo o edifício. E sabia que se esse fundamento fosse corrompido, todo o prédio cairia. No capítulo 1 verso 11 de sua carta a Tito, o apóstolo é bem enfático quando aconselha  que era necessário fazê-los calar, pois, motivados pela cobiça, transtornam casas inteiras, pregando o que não convém. Era preciso manter a boca dos cães fechada para não macular a verdade de Deus. E o grande problema daquela época era a circuncisão. Paulo se levantou contra esse legalismo defendendo a igreja gentílica e o evangelho eterno.

Mas qual é o nosso problema, afinal? Porque a igreja está em uma situação calamitosa com respeito ao ensino que Paulo tanto defendeu?

Creio que a resposta é que em algum tempo atrás, algo foi tirado ou acrescentado às boas novas do Senhor Jesus.

Um pequeno grau desviado hoje, se torna um enorme desvio amanhã. Quando ponto das escrituras, que parecem não fazer diferença, é solapado a conseqüência é desastrosa. É o que podemos ver hoje. 
Tantas mentiras juntamente com verdades. Tantas verdades se tornando mentiras, ao mesmo tempo em que tantas mentiras tem se tornado verdades.

O grande pregador do século 18, Charles Spurgeon, morreu defendendo a verdade que nos foi dada como herança. Ele combateu um pequeno desvio em sua época, antevendo o que aconteceria depois, e foi tachado como louco. E já no século 20, as palavras deste pregador se tornaram proféticas. Não havia loucura em suas reivindicações, mas lucidez, e muita lucidez, pois quando olhamos para a igreja na Europa hoje, prova que Spurgeon estava certo.

Um pequeno desvio hoje, se tornara grande desvio amanhã.

A igreja não deve se desviar da verdade que foi confiada a ela desde os tempos dos apóstolos, passando pelos pais da igreja, reformadores e avivalistas do século 18 e 19. Olhando para a igreja brasileira, ela está realmente no caminho? Não há nenhum desvio em sua jornada? O evangelho está preservado e guardado? E você? Qual caminho você tem tomado? O mesmo dos apóstolos, bispos, missionários e profetas da mídia e das muitas igrejas? Pergunte para você mesmo, Cristo tem sido suficiente para mim? Ou eu preciso de algo a mais? Nos tempos de Paulo, O senhor não era suficiente. Havia a necessidade da circuncisão. E hoje, o que a igreja brasileira tem necessitado além de Cristo?

Deus precisa de despenseiros fiéis nesses últimos dias. O que é ser despenseiro? É aquele que guarda a dispensa, a cozinha. Ele guarda e preserva o alimento. Ele é, ao mesmo tempo, o cozinheiro e o garçom. Todos os pregadores e mestres, de grandes a pequenos, são os despenseiros de Deus para a igreja. Ele vai até a dispensa da palavra e de lá, trás o alimento que vai alimentar o povo de Deus.

No antigo testamento há uma história do profeta Elizeu em que ele manda seus discípulos colherem alguns legumes para fazerem a comida. Quando esses discípulos, após colherem alimentos no campo, estavam para comer, alguém gritou: morte na panela! Havia morte naqueles alimentos.
O despenseiro pode alimentar como matar a igreja. Por isso a importância de despenseiros fiéis e tementes a Deus, que não se desviam da verdade, nem para direita e nem para esquerda. Ele tem que ensinar com toda a integridade, temor e reverencia, sendo ele próprio um referencial para aqueles a qual ele ensina.

O despenseiro é modelo dos fiéis, modelo do rebanho. Eles são tipos de Cristo para a igreja. Uma figura do que Ele foi para seu povo, como diz o apóstolo Pedro:

Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada:
Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho. Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.
1 Pedro 5:1-4

Não sei o que vai acontecer com a igreja brasileira se ela continuar a se desviar da verdade. Mas eu sei uma coisa: a igreja está destinada aos céus, e ela chegará lá. Essa profecia é a mais difícil de cumprir nas escrituras, mas O Senhor vigia a sua palavra, e se Ele falou, ele cumprirá. Como diz Nee, a Igreja não tem de chegar a algum lugar, pois já está lá. Ela é celestial.

Soli Deo Gloria

SPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário