sábado, 21 de fevereiro de 2015

LUZ NAS TREVAS


EFÉSIOS 5.15 A 17

O apóstolo Paulo no contexto trás a memória daqueles irmãos que eles se despiram do velho homem. A imagem é de se despir de uma velha veste a qual eles estavam vestidos antes e se revestir de uma nova veste. O se despir é um fato único na nossa vida, mas o revestir é um processo diário permanente. Um dia nos vestimos com as vestes da santidade pela atuação do Espírito, mas todos os dias somos revestidos de Cristo em justiça e retidão procedente da verdade.


Paulo faz um contraste do que eles eram para o que eles são agora. E diante do que eles são o apostolo os exorta a santidade. Se sois santos pratiquem aquilo que é comum aos santos. E no capitulo 4. 25 a 6. 20, ele nos dá exemplos de vida santa. Focaremos os capítulos 5 verso 7 ao verso 17 das palavras de exortação do Apóstolo a santidade.

Nós não somos mais das trevas. Não participamos de suas ações. Não somos mais filhos da ira, agora somos filhos da luz. Tudo o que fazemos, não fazemos mais nas trevas. Não há porque nos ocultarmos para fazermos o que devemos fazer. Não há mais receio, pois o que fazemos, fazemos em plena luz para que todos vejam, e assim, o nome de nosso Senhor seja glorificado.
Somos uma cidade na montanha, ou uma luz que ilumina toda casa. Somos como cartas abertas a esse mundo onde não há mais segredos. O que somos e fazemos está patente a todos. Foi por isso que o mundo odiou o nosso Senhor e também odeia a igreja. A luz revela os pecados quando adentra as trevas da natureza humana.

As festas de casamento são um bom exemplo para explicar essa questão. As mulheres de mais idade se vestem e se maquiam para não mostrar seus defeitos. Tudo parece perfeito na penumbra do ambiente. Mas quando os noivos se aproximam com fotógrafos e cinegrafistas acompanhados de muita luz, essas mesmas senhoras fogem para que suas vergonhas não sejam reveladas. Assim foi a luz que o Senhor irradiou em meio às trevas, e assim é a luz que a igreja irradia na escuridão de uma sociedade perversa.

Paulo continua aconselhando a igreja dizendo que se alguém estivesse dormindo nas trevas, sendo influenciado e compactuando de sua vida, para despertarem de seu sono. Levanta-te dos mortos e Cristo te iluminará. Volte a brilhar para que aja novamente testemunho em meio às trevas.
Portanto... Essa palavra liga aquilo que foi falado antes a tudo isso que colocamos como introdução. Essa conjunção significa por causa do que. Diante de tudo isso que falei, diz Paulo, vede como andais. A bíblia não exclui o auto-exame de cada cristão. O fato de estarmos em Cristo, seguros pela obra da redenção, não exclui o examinar a si mesmo.  Se você está em cristo deve andar como Cristo andou. Se não há brilho ou testemunho, ou você não é filho, ou deixou de iluminar e está dormindo nas trevas com os mortos. E quantos filhos da luz estão neste estágio. Tudo o que fazem, fazem em meio às trevas. Os seus negócios, relacionamentos estão em trevas. A sua vida é uma duplicidade, sendo que o que ele aparenta ser não condiz com o que ele é.

Agir assim é agir como um louco, diz o apóstolo. Alguém que não tem razão, sanidade e sobriedade mental. Cristo já iluminou a sua mente e por isso você não deve ter um hábito mental despreocupado, sem percepções espirituais. Você não é como um animal bruto, bêbado em seus pecados, despreocupado sem perceber a sua situação lastimável.
Os filhos da luz não andam assim. Eles andam cuidadosamente, com cautela e prudência nesse mundo de trevas, seguindo passo a passo o caminho do Senhor, se informando minuciosamente de tudo. O mundo observa a igreja. Ele olha nossas atitudes investigando nossas vidas. Por isso não andamos como sem juízo, mas com um propósito, conhecendo que há uma vontade para nós nesse mundo.

Andemos como sábios, sendo permeados pela palavra de Cristo e agindo como Ele, se tornando como Ele, sendo luz como Ele. Andando com cuidado com respeito ao que os outros estão dizendo e como estão percebendo a nossa vida, remindo o tempo, porque os dias são maus.

A palavra remir é comprar para fora, e tempo significa oportunidade. Paulo está dizendo para aproveitarmos as oportunidades porque vivemos dias difíceis.
Como o homem de negócios em tempos ruins tem o entendimento que esses dias trazem consigo oportunidades incomuns de lucro, assim nós devemos estar abertos para aproveitar quando as oportunidades se apresentam por causa de sua escassez.

Nossos dias são difíceis para sermos discípulos de Cristo. Há tantos escândalos, perseguições, iniqüidades, mas isso não pode nos desanimar, fazendo-nos adormecer com as trevas. Talvez as pessoas não suportem suas palavras ou sua presença com eles, mas é nessas horas que o seu testemunho fala mais alto que suas palavras. É nessas horas que aquilo que você faz tem mais poder do que aquilo que você fala.

Tire vantagem das poucas oportunidades que se apresentam diante de você. Tenha percepção espiritual das coisas ao seu redor, vendo Deus preparando cada situação para que Cristo brilhe com mais força. Seja instrumento de salvação aos perdidos, não instrumento de endurecimento com uma ação ríspida diante das afrontas. Isso me faz lembrar uma história. Um sargento perverso de um regimento assim descreveu a sua conversão:

Houve um jovem recruta de nossa companhia que se converteu em Malta, antes de seguirmos para o Egito. Com vergonha eu admito, nós tornamos a vida daquele rapaz um tormento. O diabo parecia me controlar e ficou insuportável para ele conviver comigo. Numa noite de chuva forte, ele retornou do seu turno de sentinela, exausto e encharcado. Mesmo assim, antes de se deitar, ajoelhou-se para orar. Eu peguei suas botas pesadas de lama, e coloquei uma de cada lado de sua cabeça. Ele não reagiu e continuou orando. Na manhã seguinte, encontrei minhas botas engraxadas e brilhando ao lado da minha cama. Aquela foi a sua única reação. A atitude daquele rapaz partiu meu coração duro, a tal ponto que naquele mesmo dia fui salvo. Foi a primeira vez que vi um homem demonstrar sua fé como um soldado verdadeiro de nosso Senhor. Tal amor conquistou meu coração endurecido.

A sociedade está se levantando contra a igreja. Há iniqüidade em todo lugar. Todos estão se rebelando contra as leis de Deus. O amor de muitos está se esfriando, e tudo isso aflige a alma daqueles que andam em santidade. É um caminho de discipulado que o Senhor nos chama a andar, sendo luz nesse mundo e levando seu testemunho onde formos. Sempre aproveitando as oportunidades que o Senhor nos prepara para que nós manifestemos sua luz expondo as obras de satanás, para que Ele brilhe nos negócios, no trabalho, entre seus amigos e familiares.

Testemunhe com seu andar o que o Senhor é e o que Ele faz, e quando os outros olharem para você se perguntará quem fez pessoas como estas. Muitas das vezes você não terá oportunidade de falar, mas terá oportunidade de agir como um filho da luz, sabendo que na grande maioria das vezes o que leva um incrédulo a Cristo não é o que você diz, mas o que você é.

 SOLI DEO GLORIA

SPC


Nenhum comentário:

Postar um comentário