domingo, 9 de novembro de 2014




A SINGURALIDADE DO EVANGELHO

EFÉSIOS 2.13 E HEBREUS 10. 19 A 22

O evangelho é tremendo. Ele realmente se diferencia de todas as religiões. Ele é simples, mas ao mesmo tempo profundo. Ele diz o princípio de tudo, a queda do homem e o seu estado de condenação. Revela o plano de Deus, a vinda, vida, morte e ressurreição de nosso Senhor para a salvação do pecador somente pela fé. Basta somente crer no Senhor Jesus.

Mas a vida cristã não termina na salvação do pecador. Isso é apenas o inicio. Quando o pecador crê, adentra a porta saindo do Egito. Há um longo caminho à frente. Nesse caminho haverá dificuldades com um propósito: a salvação de nossa alma. A cada passo haverá crescimento a estatura de Cristo, a varonilidade, deixando o ser criança para trás.

A bíblia explica essa jornada como santificação posicional e santificação progressiva. Somos santos, mas caminhamos para santidade, (I Coríntios 1.2). Quando o pecador crê, ele é separado e considerado sem culpa, mas na caminhada cristã estamos sendo santificados pelo Espírito Santo

Na eternidade já há a realidade de que somos santificados, (em Cristo I cor. 1.30), mas no tempo estamos em um processo. Pra Deus já somos, mas para nós, hoje, ainda não.

Como dizia Lutero, somos pecadores santos buscando santificação. E é nesta questão que muitos se perdem no caminho. Eles não conseguem alcançar, crescer, vencer...

Quantos falham, pois tentam de todas as formas, com seus esforços, buscar a santificação, mas percebem o quanto são pecadores e sempre voltam para Romanos sete, o bem que eu quero não faço...   Mas eles se esquecem que a santificação também é pela fé, assim como a justificação. Um dia eu cri em Jesus para ser justificado, e hoje eu continuo crendo nEle para ser santificado.

Paulo fala sobre isso em seu chamado em Atos 26.18 e em colossenses 2.6, que diz:

Como, pois, recebeste o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nEle.

Como rebemos a Cristo? Pele fé. E como devemos andar? Também pela fé.

Isso não quer dizer que devemos para de fazer tudo. Não! Devemos nos esforçar em nossa santificação, crendo que é Deus, que através do Espírito Santo opera em nós tanto o querer se santificar, com o realizar esse querer.

Quando você está se santificando é pela fé no trabalhar de Cristo em nós, crendo que é Ele que está te levantando contra o pecado e te separando a cada dia.

E para isso, nós temos uma arma poderosa em nossas mãos e muitas das vezes não usamos:

O SANGUE DO SENHOR JESUS CRISTO.

Nós fomos aproximados de Deus pelo sangue. Esse sangue fez a paz entre Deus e nós. O Santo e o pecador. Ele retirou a inimizade, e nossa posição diante dEle foi assegurado por esse sangue.

E nosso acesso a Deus é em duas fases: inicial e progressiva. Quando cremos no Senhor Jesus, como diz o texto de Efésios 2.13, fomos aproximados de Deus pelo sangue. Mas isso não é tudo. A pergunta que se faz é a seguinte: hoje como nós nos aproximamos de Deus? Por nossos esforços? Por nossa santidade? Porque eu hoje não pequei? Porque eu subi ao monte, ou dizimei? Nada disso é suficiente para me dar autoridade e assim me aproximar de YAWEH.

O que me dá ousadia de achegar diante dEle, não é porque estou uma semana sem cometer aquele pecado que sempre me persegue. Nem porque eu sou santo, ou porque eu estou sentindo que posso. Não!

NÃO É MÃOS LIMPAS OU CORAÇÃO PURO QUE NOS DÁ OUSADIA...

É sempre, do inicio ao fim, o poderoso SANGUE DO SENHOR JESUS. O texto de Efésios nos fala do passado, mas o texto de hebreus 10.19 a 22, nos fala do presente, do hoje, do amanhã e eternamente.

E quantos, por causa da culpa de não poder agradar a Deus em tudo, fogem de sua presença, pensando: primeiro preciso me livrar desse ou daquele pecado. Esse tipo de pessoa sempre fugirá da presença de Deus, porque ele nunca será capaz de satisfazê-lo por si mesmo.

Mas o sangue de Jesus está a nossa disposição para clamarmos. E quando nos aproximamos do Pai, baseados nesse sangue, o próprio Pai se torna obrigado, porque Ele mesmo se colocou debaixo da obrigação de atender o sangue de seu Filho, a nos atender. Ele não resiste o sangue de seu Filho clamando por filhos de coração sincero e plena certeza de fé nesse sangue.

NÃO DEVEMOS OUVIR A S ACUSAÇÕES DE SATANÁS E NEM CONFIAR EM NOSSOS SENTIMENTOS.

O sangue de nosso Senhor é a base que sempre nos dá ousadia de nos aproximarmos diante dEle. Se estivermos sem pecado, é pelo sangue. Se pecamos, é pelo sangue. Do inicio ao fim, sempre será pelo sangue.

Por isso que o evangelho é maravilhoso. Eu não preciso de penitências, boas obras, jejuns, orações, sacrifícios, para me aproximar de Deus. Tudo isso é esforço humano, tudo isso é inútil.

Aqueles que foram alcançados pelo Pai e aproximados pelo sangue, hoje se apropriam desse mesmo sangue e com ousadia, não em si mesmo, mas em Cristo, se achegam a comunhão da Trindade Santa.

Hoje ainda pecadores clamando por misericórdia, mas um dia, pelo sangue, transformados a imagem do senhor Jesus Cristo.

Amém

SILAS PORTELA CARVALHO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário