domingo, 30 de novembro de 2014


A obra do Espirito Santo na trindade

2 Coríntios 13.14

A saudação apostólica de Paulo à igreja de Corinto nos descortina um pouco sobre a trindade e a característica de cada pessoa divina. Deus pai é amor, o Filho é cheio de Graça e o Espírito é o Espírito da comunhão. Deus é amor e por isso Ele ama. O senhor Jesus é gracioso e por isso ele agiu com graça na cruz para com o pecador. Mas o Espírito não é revelado por um atributo. Ele nada tem em si mesmo. Ele é conhecido por uma ação.

Como eu sei que Deus é amor, ou que Jesus é gracioso? Porque o Espírito Santo traz esse amor e essa graça mediante essa ação de comunhão. Essa é a obra do Espírito Santo. Ele não realizou uma obra de amor, como o Pai enviando o seu único filho para morrer. Ele não realizou uma obra de graça, como o filho assumindo nosso pecado. Mas Ele transmite ao pecador aquilo que Deus Pai e Deus Filho realizaram. É uma obra tremenda. Revelar ao perdido o que o Pai É, e o que o Filho Fez.

Por isso a sua obra é a comunhão. Ele está pleno do amor do Pai e da obra de Cristo, e como luz, desde que aja uma brecha, ele entrará e iluminará esse coração do amor do Pai e da Graça do Filho. Essa é a salvação verdadeira e completa:

Ter a revelação do amor do Pai e da maravilhosa graça de Jesus Cristo através do Espírito da comunhão.

Isso é muito diferente do que, em um momento de muita emoção através da musica ou do insistente apelo de um pregador, que muitas das vezes nem o evangelho pregou, alguém levantar a mão e ir a frente recitar uma oração de conversão.

Há uma história verdadeira de um irmão que tinha um sério problema respiratório. Quando as crises vinham, o remédio lhe dava alivio para aquela situação. Mas numa noite depois de uma forte crise, ele tentou alcançar o remédio ao lado da cama, mas não conseguiu, e faleceu com as mãos esticadas tentando alcançar aquilo que lhe daria a salvação.

Todos os perdidos sem Cristo estão nessa situação. Jesus cumpriu sua obra. O remédio já foi preparado. Quem o tomar ficará curado pra sempre. Mas quem dará esse remédio? Se há um médico que prescreveu o remédio, então deve haver alguém que dê esse remédio. Graças a Deus pelo Espírito Santo. Porque a sua obra é transmitir aos pecadores doentes que não podem alcançar o remédio, a cura. Essa cura é a revelação da obra de Cristo.

O amor de Deus Pai está na graça do Senhor Jesus, e a graça do Senhor Jesus está na comunhão do Espírito Santo. Assim, todos aqueles que recebem a comunhão do Espírito, recebem a graça do Senhor Jesus. E todos os que recebem a graça do Senhor Jesus, experimentam o amor de Deus Pai.

O Espírito Santo traz ao pecador a revelação de seu estado terrível. Ele revela quem somos e onde estamos, para que possamos olhar para Cristo como nosso único salvador. Ele glorifica o Filho, pois essa é a sua missão principal. E quando o pecador arrependido pela obra do Espírito confessa que Jesus é Senhor, se torna liberto da morte e salvo em Cristo.
Não é preciso ir a uma grande catedral, nem fazer uma oração especial para ser salvo. Não é preciso um apelo, ou estar diante do altar para ser salvo.

O Espírito já foi derramado sobre toda carne. Onde um pecador estiver ali estará o Espírito da comunhão. Não é preciso procurar por ele, Ele é quem procura por cada um de nós, e um dia nos encontrou e revelou a nosso coração sem esperança, o amor do Pai e a graça de seu filho.

Soli Dio Gloria

SPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário