quarta-feira, 29 de outubro de 2014


COnclusão


Charles Finney foi o responsável por profundas mudanças na Igreja Protestante; suas doutrinas inovadoras promoveram o rompimento com a teologia centrada na soberania divina, consolidando o pragmatismo teológico.

 

O impacto dos métodos reavivalistas de Finney no evangelicalismo moderno são tremendos. Seus sucessores têm perpetuado estes métodos e mantido as características do fundador: o apelo por decisões imediatas, baseadas na vontade humana; o estímulo das emoções como alvo do culto; o desprezo pela doutrina; e a ênfase que se dá na pregação a se fazer uma escolha, em vez da ênfase às grandes doutrinas da graça. As igrejas evangélicas de hoje, influenciadas pela teologia e pelos métodos de Finney, acreditando que reavivamentos podem ser produzidos, e que pecadores podem decidir seguir a Cristo quando o desejarem, têm adotado táticas e práticas em que as pessoas são vistas como clientes, e que promovem a mentalidade consumista nas igrejas evangélicas. (LOPES, [s.d])

 

De acordo com J.I. Packer, existe, nos dias de hoje, uma noção generalizada de que a convicção demasiada na soberania absoluta de Deus, conseqüência do hipercalvinismo, implica em minar todo tipo de responsabilidade humana.

 

Supõe-se que uma convicção como esta seja perigosa para a saúde espiritual, porque ela fomenta o hábito da inércia complacente. Ela é particularmente acusada de estar engessando a evangelização, privando as pessoas tanto da motivação para evangelizar quanto do conteúdo da ação evangelística. A suspeita parece ser a de que você não pode evangelizar eficazmente, a menos que você esteja disposto a fazer de conta, enquanto estiver evangelizando, que a doutrina da soberania de Deus não é verdadeira. (PACKER, 2002)

 

Para John Macarthur, a razão especifica pela quais muitas igrejas contemporâneas abraçam a metodologia pragmática é porque lhes falta qualquer noção da soberania de Deus na salvação dos eleitos (MACARTHUR, 2007). Não há mais a confiança de que a pregação, o Evangelho e o poder de Deus levam à salvação de todo aquele que é eleito.

A eleição conduz o missionário, com toda a esperança e certeza, à evangelização. Todos os eleitos de Deus têm que ser salvos, nenhum deles pode perecer. Mas como os eleitos serão salvos se não forem os missionários ao seu encontro, para que os outros ouçam e conheçam as palavras bíblicas? Como crerão se não houver quem pregue? Estas são as reflexões deixadas pelo autêntico Calvinismo.

 

No começo da minha carreira missionária, afirmei que, se a predestinação fosse verdadeira, eu não poderia ser um missionário. Agora, após mais ou menos vinte anos de luta com a dureza do coração humano, asseguro que nunca poderia ser um missionário, a menos que eu acreditasse na doutrina da predestinação. Ela dá esperança de que Cristo muito certamente tem ovelhas entre outras nações. (PIPER, 2001)

 

Na verdade, a evangelização não depende apenas de métodos e técnicas de marketing ou persuasão humana. E o objetivo da evangelização não é trazer resultados práticos e imediatos, mas proclamar o Evangelho. Portanto, o papel do homem é evangelizar enquanto o Espírito Santo convence o homem.

Neste sentido, PACKER observou que há atualmente uma confusão quanto à definição de evangelização: não seria ela uma mensagem anunciada, mas um efeito produzido nos ouvintes (PACKER, 2002).

FINNEY desconsiderou o fato de que o primeiro esforço missionário foi movido pela confiança na soberania de Deus. John Piper, em sua obra sobre as missões, escreveu que o primeiro esforço missionário dos protestantes ingleses, eclodiu do solo da esperança puritana (PIPER, 2001). E quem eram os missionários? David Brainerd, Adoniram Judson, Alexander Duff, David Livingstone, John Paton, William Carey, foram pastores e mestres que pretenderam purificar a Igreja e levá-la ao alinhamento teológico e prático com os ensinamentos da Reforma.

O melhor método para o evangelismo é aquele que torna possível a mais ampla e completa explanação das boas-novas de Cristo e de sua cruz, bem como a mais exata e perscrutadora aplicação destas boas-novas, para que não se afaste dos ensinamentos reformadores, e para que a heresia não se disfarce de verdade e se torne mais verdadeira que a própria Verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário