sábado, 19 de setembro de 2015


Em quem esperar?




Salmos 39.7

Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade.
Na verdade, todo homem anda numa vã aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará.
Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti.


Eu não queria estar escrevendo palavras como estas nas circunstâncias que nos encontramos. Ninguém está preparado para dias como este. Ninguém se prepara para o dia mau. Queremos viver a paz em todos os momentos de nossa vida, se possível nunca sentir a dor da perda. Mas o dia mau chegará. E hoje chegou para Marquinhos sua família e a família da Ingrid. Não para ela, pois onde ela está não há mau, apenas aquilo que é bom.

A família que fica neste mundo, sofre o mau ainda presente. O mau da perda, da dor, do sofrimento, da saudade, do sentimento de solidão, do desespero...
O rei Salomão tendo em sua própria experiência sofrido o que sofremos hoje, escreve em seu livro as seguintes palavras:

No dia da prosperidade regozija-te, mas no dia da adversidade considera; porque Deus fez tanto este como aquele...

Estar diante da família arrasada e do corpo sem vida se despedindo em nossa última comunhão presente é muito difícil. É nessas horas de tanta tristeza que nossa fé é provada. Nossa confiança em um Deus bom é desafiada a cair ou a permanecer de pé ante a perda. Nesses momentos perguntas inundam nossas mentes. Porque coisas ruins acontecem com pessoas boas? Nossa irmã tinha tanta a contribuir para este mundo, para sua família, para a igreja. Porém, não tem como argumentar diante da dor dos que sofrem. Não há explicação, e eu nem tentarei explicar escrevendo um tratado teológico sobre o porquê essas coisas acontecem.

O que nos resta a fazer é se agarrar em Deus, porque Ele é bom e tem cuidado de nós. Essa dor que marquinho está sofrendo, assim como sua filhinha, seus pais, os familiares da Ingrid e todos os seus amigos que a amavam estão sofrendo, Deus, o Pai também sofreu. Ele não permitiu com que a morte entrasse no mundo para que nós sofrêssemos e se alienou dessa experiência tão amarga, vendo o sofrimento como o sofrimento dos outros. Não! Ele não se isentou desse sofrimento que hoje sentimos. A dor da perda foi experimentada também por Ele. O nosso Deus sabe por experiência o que é sofrer o que sofremos hoje.

Ele sofreu essa dor para nos dar esperança que um dia veremos os nossos amados novamente. Antes, a morte reinava soberana sobre todo o universo. Ela era implacável. Cobrava o seu salário a todas as famílias da terra, e na hora certa ela batia em nossas portas. Não havia argumentos, poder ou esperança. Mas cristo, aquele que morreu, mudou essa história. Ele mudou a nossa história. Em Cristo não mais temor. Não há mais medo. Não há mais desespero. O que há para aqueles que nEle estão é uma implacável confiança. Confiança que nos levanta para desafiar a morte e dizer ante a sua face:

Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?
Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.


A morte de Ingrid não é sinal de derrota. Ela não está derrotada, antes é vitoriosa por que a experiência de Cristo se tornou a nossa experiência. Ele venceu a morte e juntamente com ele somos vencedores. Ingrid não está em meio ao desespero. Não há medo em seu coração agora. Ela está com Cristo à espera de Marquinhos, de seus filhos, de seus Pais e irmãos e de todos que a amavam. E o seu desejo hoje, na glória, é poder ver todos aqueles que com ela tiveram comunhão nessa terra. Se nós pudéssemos ver Ingrid nesse momento, não era tristeza em seu rosto, ou lágrimas de pesar em seus olhos que veríamos. Era o seu lindo sorriso que contemplaríamos. Uma alegria contagiante que sentiríamos. Ela tocaria no rosto de seus amados e os confortaria diante da dor e os animaria a continuar firme em sua fé em Deus e confiando em Cristo. E o motivo é simples: na morte de Cristo foi declarada a morte da morte. 

A esperança reina nos corações daqueles que foram alcançados pelo amor do Pai. Um dia a veremos e estaremos para sempre juntos desfrutando da comunhão daquele que morreu, mais ressuscitou e nos chamará, como hoje chamou a Ingrid, para estarmos para sempre juntos.

Escrevo essas palavras com lágrimas em meus olhos, meu irmão. Que Deus conforte seu coração nesse momento tão difícil.


De seu amigo, Silas Carvalho

3 comentários:

  1. Perfeito essa pelavra meu amigo.Em Deus ela descansa agora, no seio de abraão.

    ResponderExcluir
  2. Impressionante como Deus fala aos corações das pessoas através desse texto que o irmão Silas Carvalho descreve...{é balsamo para as pessoas de um modo geral´que tiver a felicidade de lêr e refletir no que está aqui escrito...Essa mensagem não é só para os que estão tendo a dor da saudade da irmã Ingrid..más para todos e principalmente para mim...Não tive o privilégio de conhecer essa irmã mesmo o casal morando bem perto de mim..Marquinhos eu me lembro do qia em que êle nasceu...Pessoa que cresceu no conhecimento da palavra...Marquinhos desejo de todo meu coração que voce seja forte nessa hora mais do que nunca..Deus conforte mesmo seu coração e te dê forças para continuar sua missão aqui na terra..Faço minhas as palavras de irmão Silas..."A morte de Ingrid não é sinal de derrota. Ela não está derrotada, antes é vitoriosa por que a experiência de Cristo se tornou a nossa experiência. Ele venceu a morte e juntamente com ele somos vencedores. Ingrid não está em meio ao desespero. Não há medo em seu coração agora. Ela está com Cristo à espera de Marquinhos, de seus filhos, de seus Pais e irmãos e de todos que a amavam. E o seu desejo hoje, na glória, é poder ver todos aqueles que com ela tiveram comunhão nessa terra. Se nós pudéssemos ver Ingrid nesse momento, não era tristeza em seu rosto, ou lágrimas de pesar em seus olhos que veríamos. Era o seu lindo sorriso que contemplaríamos. Uma alegria contagiante que sentiríamos. Ela tocaria no rosto de seus amados e os confortaria diante da dor e os animaria a continuar firme em sua fé em Deus e confiando em Cristo. E o motivo é simples: na morte de Cristo foi declarada a morte da morte.
    Sou um grande amigo de sua familia que chegou aqui em Itaoca ha 45 anos atrás..Sou o que me chamam aqui de JOÃO MONEIRO...SEJA FORTE E CORAJOSO MEU IRMÃO..ABRAÇOS A VOCE E TODOS OS QUE VOCE AMA...

    AMOROSAMENTE

    João Ferreira Filho ...EM 20/09/2015

    ResponderExcluir
  3. Impressionante como Deus fala aos corações das pessoas através desse texto que o irmão Silas Carvalho descreve...{é balsamo para as pessoas de um modo geral´que tiver a felicidade de lêr e refletir no que está aqui escrito...Essa mensagem não é só para os que estão tendo a dor da saudade da irmã Ingrid..más para todos e principalmente para mim...Não tive o privilégio de conhecer essa irmã mesmo o casal morando bem perto de mim..Marquinhos eu me lembro do qia em que êle nasceu...Pessoa que cresceu no conhecimento da palavra...Marquinhos desejo de todo meu coração que voce seja forte nessa hora mais do que nunca..Deus conforte mesmo seu coração e te dê forças para continuar sua missão aqui na terra..Faço minhas as palavras de irmão Silas..."A morte de Ingrid não é sinal de derrota. Ela não está derrotada, antes é vitoriosa por que a experiência de Cristo se tornou a nossa experiência. Ele venceu a morte e juntamente com ele somos vencedores. Ingrid não está em meio ao desespero. Não há medo em seu coração agora. Ela está com Cristo à espera de Marquinhos, de seus filhos, de seus Pais e irmãos e de todos que a amavam. E o seu desejo hoje, na glória, é poder ver todos aqueles que com ela tiveram comunhão nessa terra. Se nós pudéssemos ver Ingrid nesse momento, não era tristeza em seu rosto, ou lágrimas de pesar em seus olhos que veríamos. Era o seu lindo sorriso que contemplaríamos. Uma alegria contagiante que sentiríamos. Ela tocaria no rosto de seus amados e os confortaria diante da dor e os animaria a continuar firme em sua fé em Deus e confiando em Cristo. E o motivo é simples: na morte de Cristo foi declarada a morte da morte.
    Sou um grande amigo de sua familia que chegou aqui em Itaoca ha 45 anos atrás..Sou o que me chamam aqui de JOÃO MONEIRO...SEJA FORTE E CORAJOSO MEU IRMÃO..ABRAÇOS A VOCE E TODOS OS QUE VOCE AMA...

    AMOROSAMENTE

    João Ferreira Filho ...EM 20/09/2015

    ResponderExcluir