terça-feira, 12 de maio de 2015

Jesus Sobre o Madeiro



“Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro (árvore), os nossos pecados, para que nós, mortos para o pecado, vivamos para a justiça; por suas chagas fostes sarados.” (1Pedro 2:24).
Uma ilustração muito interessante sobre esse fato encontramos no Salmo 22, aquela
descrição profética dos sofrimentos e morte de Cristo na cruz, escrito há mil anos antes de seu cumprimento. Em meio aos Seus sofrimentos, o Senhor Jesus exclama em Seu coração: “Mas eu sou verme e não homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo”. (Salmo 22:6).

Na profecia paralela a esta, proferida pelo profeta Isaías, foi dito que “...o seu aspecto estava mui desfigurado (literalmente “a corrupção personificada”) mais do que outro qualquer, e a sua aparência, mais que a dos outros filhos dos homens” (Isaías 52:14), de forma que ele não se parecia com homem algum. Isaías igualmente disse que Ele “era desprezado e o mais rejeitado entre os homens” (Isaías 53:3). Mas de que forma ele poderia ter sido comparado a um verme?

No Israel antigo, como no mundo moderno, havia muitos tipos de vermes, e muitos tipos diferentes são mencionados na Bíblia. Mas o verme ao qual o Salmo 22:6 refere-se era um tipo especial, conhecido como o “verme escarlate”. Era deste verme que se obtinha uma valiosa secreção com a qual se faziam tintas escarlates. Na verdade, a mesma palavra - verme - é algumas vezes traduzida por “escarlate” ou “carmesim”.

Quando a fêmea dessa espécie de verme escarlate estava prestes a dar a luz aos seus filhotes, ela pressionava seu corpo ao tronco de uma árvore, fixando-se tão firme e permanentemente que nunca mais poderia sair dali. Os ovos depositados sob seu corpo eram assim protegidos até que as larvas eram chocadas e pudessem nascer e entrar em seu próprio ciclo de vida. Quando a mãe morria, o fluido tingia seu corpo e a área ao redor do tronco da árvore onde ela estava fixada. Do corpo morto dessa fêmea-verme escarlate eram, então, extraídas as tintas escarlates na Antigüidade.

Que figura impressionante isso nos dá de Cristo morrendo na cruz, derramando Seu precioso sangue para que Ele pudesse “trazer muitos filhos à glória” (Hebreus 2:10)! Ele morreu por nós, para que pudéssemos viver através dele.


Henry M. Morris

Nenhum comentário:

Postar um comentário