domingo, 30 de novembro de 2014


O CORPO DE CRISTO

I coríntios 11. 27 a 29

A igreja em Corinto era uma igreja cheia de dons, cheia de ministérios, rica em manifestações espirituais. Mas era uma igreja pobre no fruto do Espírito, pobre no caráter, na manifestação da natureza de Cristo e no testemunho. E o maior problema daquela igreja, a razão principal de Paulo escrever essa carta, era a divisão.

A divisão é terrível. Ela põe abaixo rapidamente tudo àquilo que foi construído através dos anos de labor para o crescimento da igreja. Quando um reino esta dividido, a queda é certa. Por isso o Senhor nos alerta dizendo que um reino dividido não subsiste não se sustenta, e a causa principal da queda dos reinos em toda história do mundo é a divisão. O próprio reino de satanás é unido em seu propósito de destruir a igreja. Esse reino tem um só desejo, um só coração e uma só alma: dividir a igreja.



Eles se unem para dividir, para que divididos nós não nos unamos. A igreja unida é o pior pesadelo do diabo. Mas quando eles nos dividem, a vitória é declarada e a queda é só questão de tempo.

Sempre satanás intencionou a separação, e a divisão em várias línguas em Babel é prova de sua vitória.  Mas em Atos 2, vemos Deus desfazendo as obras de satanás. Ali Deus estava usando a xenolália, o fenômeno das línguas terrenas, para proclamar aos povos que Ele estava unindo, através do corpo de seu Filho, àqueles que foram separados.

 O corpo de seu Filho derrubou a muralha que dividia. Não há mais judeu ou gentio, escravo ou livre, pobre ou rico. O que há é um corpo unido em Cristo, uma família com muitos irmãos, todos nivelados, todos comuns e sem nenhuma barreira para glória de Cristo e a proclamação de sua vitória.

Imagine um corpo dividido. Quando Paulo fala de divisão, está trazendo uma figura de mutilação. Há vida em um corpo despedaçado? Se um membro for arrancado o corpo sangrará até morrer. Uma igreja dividida é uma igreja que está sangrando, e esse sangramento a matará, cedo ou tarde.

Por isso a questão da divisão é tão séria para Deus. Ela mata. Mata a obra de Deus em qualquer lugar. E participar da ceia do Senhor em um estado de divisão é participar indignamente, se tornando réu do corpo e do sangue de Jesus. Por que culpados? Porque dividimos o que Cristo uniu através de seus sofrimentos. Todo o seu sacrifício se torna insignificante.

A questão não está na pessoa que participa, mas como ela participa. Se participarmos em divisão, não estamos discernindo o corpo de Cristo, isto é, a obra de unidade que a cruz realizou. Quando participo da ceia sem essa percepção da obra de Cristo não vendo a importância da unidade, dos sofrimentos e morte do Senhor, perpetuamos babel, a obra de satanás entre a igreja. Por essa causa, Deus estava julgando com morte os filhos rebeldes daquela igreja. Um pai amoroso estava disciplinando aqueles que por ciúmes, invejas, caprichos, rancor ou qualquer outra obra da carne não queriam se unir.

Por essa razão devemos deixar as diferenças de lado por um bem maior. Melanchton uma vez disse:
“Nas coisas essenciais, unidade. Nas não essenciais, liberdade. Mas em todas as coisas, caridade”.

Na maioria das vezes, as divisões se iniciam por coisas banais, por causa de vaidade e pouca humildade. Porque há muita obra da carne e pouco fruto do Espírito. Pela unidade, a única coisa que não podemos sacrificar é a doutrina. O restante é tudo fruto de nossos caprichos. Devemos abrir mão de nossas vontades e desejos para erigir a cruz de Cristo que nos uniu.

Cada cristão tem que olhar para si mesmo e examinar se há alguma raiz de amargura que pode brotar e se transformar em uma grande árvore. Não deixe que os outros ou o próprio Deus o julgue. Deixe que a graça de Deus revelada no evangelho seja o suficiente em um coração quebrantado que busca perdão. A dignidade de Cristo pra nada servirá se não há unidade.

Somente quando a igreja se arrepender de suas vaidades que separam e olhar para cruz de Cristo que corta todos os desejos de nossa alma vaidosa, a igreja crescerá, tendo como bandeira a cruz que nos uniu, sendo proclamada pela unidade em meio a tanta diversidade na igreja.
Soli Dio Gloria
SPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário