Esses Cristãos Extraordinários
Os cristãos não se diferenciam de outros
povos por sua língua, costumes ou nacionalidade. Eles não habitam cidades
próprias nem falam algum dialeto estranho, nem mesmo possuem um estilo de vida
peculiar.
O ensinamento deles não é fruto da
imaginação ou da especulação da mente de homens; eles também não propagam mero
ensinamento humano, como é costume de alguns.
Eles vivem tanto em cidades gregas
quanto em cidades de outros países, onde quer que o destino os tenha colocado.
Eles seguem os hábitos locais no que concerne a vestimentas, alimentação e a
outros aspectos da vida. Contudo, ao mesmo tempo, eles nos demonstram a forma
maravilhosa, e certamente incomum, de sua própria cidadania.
Eles habitam em sua terra natal como se
fossem estrangeiros; mas, como cidadãos, eles compartilham todas as coisas com
os outros; todavia, sofrem como se fossem estrangeiros. Todos os países são
para eles como sua terra natal, e a terra natal como um país estranho.
Eles casam e têm filhos da mesma forma
como outras pessoas, mas eles não matam os bebês indesejados. Eles compartilham
sua mesa, mas não o seu leito. No presente eles estão 'na carne', mas eles não
andam 'segundo a carne'. Eles passam seus dias na terra, mas são cidadãos dos
céus. Eles obedecem às leis locais, e vão além da lei em suas próprias vidas.
Eles amam a todos, embora sejam por
todos perseguidos.
Eles são desconhecidos e condenados; mas
são levados à morte e ganham a vida.
Eles são pobres, mas enriquecem a
muitos.
Eles nada possuem, contudo têm
abundância de tudo.
São desonrados, contudo ganham glória
através da desonra.
Seus nomes são manchados, mas eles
próprios, cada vez mais purificados.
Eles são zombados, mas em resposta
abençoam.
Eles são ultrajados, mas respeitam a
todos.
Por fazer o bem, são punidos como malfeitores;
todavia, mesmo quando punidos, alegram-se
como se tivessem obtido nova vida. Os judeus os atacam como se fossem estrangeiros, e os gregos
lhes perseguem; contudo, aqueles que os odeiam não podem dar qualquer
justificativa para sua hostilidade. A alma é para o corpo como os cristãos são para o mundo. A
alma está em todas as partes do corpo, e os cristãos estão em todas as cidades
do mundo. A alma está no corpo, contudo ela não é do corpo. Os cristãos estão
no mundo, todavia não são do mundo!
-- Extraído de uma carta anônima
escrita a Diognetus, o tutor de Marco Aurélio, possivelmente datada do final do
sec. II ou início do sec. III.
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