sábado, 27 de setembro de 2014

A politica á a arte do bem comum. Ela não é má. Deus criou a politica para o bem dos mais necessitados. Claro que o homem é corrupto, é carnal, mas não é politico que estraga a politica. Não! O que estraga a politica é a politicagem, o politiqueiro que não vê a politica como a arte do bem comum, mas a arte do bem de si mesmo.
Mesmo que a politica no Brasil seja corrupta, nós não devemos, como brasileiros, abandonar nossa pátria mãe. Sempre devemos orar e lutar por ela, e ter a esperança que Deus mudará essa grande nação.

O ateu e agnóstico perguntam onde está Deus quando algo mal acontece. Mas a pergunta certa é onde está o homem visto que o mal prevalece. Culpar os outros é uma estratégia descarada para não culpar a si mesmo.
Se há fome, é porque há muitos em muita abundância. Se há sem tetos, é porque há muitos com muitos tetos. O homem poderia, não resolver, mas amenizar o sofrimento de muitos. Mas somente quando o mundo se voltar para Cristo é que ele terá descanso de seus sofrimentos.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Se Deus é soberano, se Ele já tem tudo planejado, se Ele determinou todas as coisas, por que orar?
Muitas perguntas aparecem diante da providência de Deus.
A minha oração muda o propósito do Senhor? Se Ele já conhece as palavras antes que elas saiam de minha boca, para que orar?
Mas diante dessas perguntas sinceras, o que tem que ficar claro é que nós não oramos para informar a Deus de algumas coisas. Ele tem o conhecimento exaustivo, e por incrível que pareça para você, Ele sabe de todas as coisas que estão acontecendo.
Nós não oramos para alterar os planos de Deus. Por incrível que possa parecer, tudo o que Ele determinou se cumprirá.
Diante de todas as perguntas que nascem de algo que parece ser tão simples, orar, uma é a mais importante : como orar, então?
Em Mateus 6. 9 e 10, o nosso Senhor nos ensina: orar segundo a vontade de Deus. E orar segundo a vontade de Deus é orar para que a sua vontade, que é feita no céu, seja também feita na terra. A oração é um meio para que a vontade de Deus seja feita na terra, e não para que minha vontade seja feita no céu.
Então, porque oramos? Oramos para que os propósitos de nosso Deus se cumpram no mundo, na igreja e na nossa vida. Oramos, não para mudar os planos de Deus, mas para cumpri-los.
Quando Deus deseja um fim, seja o que for Ele também deseja o meio, a nossa oração.
Ele deseja que nós trabalhemos com Ele , para que os propósitos dEle se cumpra, e isso só é feito através da oração.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014






A CRUZ
 A VELHA CRUZ É UM SÍMBOLO DE MORTE. ELA REPRESENTA O FIM REPENTINO E VIOLENTO DE UM SER HUMANO. O HOMEM NA ÉPOCA ROMANA, QUE TOMOU A SUA CRUZ E SEGUIU PELA ESTRADA, JÁ SE DESPEDIA DE SEUS AMIGOS. ELE NÃO MAIS VOLTARIA. ESTAVA INDO PARA O  SEU FIM.

A CRUZ NÃO FAZIA ACORDOS, NÃO MODIFICAVA E NEM POUPAVA NADA; ELA ACABAVA COMPLETAMENTE COM O HOMEM, DE UMA VEZ POR TODAS.

NÃO TENTAVA MANTER BONS TERMOS COM A SUA VITÍMA. GOLPEAVA CRUELMENTE E BRUTALMENTE, E QUANDO TERMINAVA SEU TRABALHO...
... O HOMEM JÁ NÃO EXISTIA.
                       A.W. TOZER
 AOS IRMÃOS NO ORIENTE MÉDIO QUE DÃO SUAS VIDAS POR AMOR A CRISTO.


 
CONFESSAR A JESUS COMO SENHOR, É CONFESSAR A SÍ MESMO COMO ESCRAVO. UMA COISA COEXISTE COM A OUTRA.
SE HÁ SENHOR, HÁ ESCRAVO. E SER ESCRAVO É NÃO TER DIREITO. É SER POSSUÍDO TOTALMENTE POR ELE, VIVER PARA AGRADÁ-LO.
E NÃO HÁ RENUNCIA, NÃO HÁ COMO VOLTAR ATRÁS.

A NOSSA CONFIANÇA DEVE SE FIRMAR NO QUE DEUS FALOU E NÃO NO QUE NÓS SENTIMOS.
A FÉ SEGUE A VERDADE, NÃO A EXPERIÊNCIA.
O PREGADOR SÓ PREGARÁ DUAS COISAS:
AQUILO QUE ELE PROCURA, E AQUILO QUE ELE JÁ ENCONTROU.

O AMOR ACHA-SE INTIMAMENTE LIGADO COM A MISERICÓRDIA E A GRAÇA.

ISSO SIGNIFICA QUE DEUS NÃO NOS DÁ AQUILO QUE MERECEMOS, AO MESMO TEMPO QUE ELE NOS DÁ AQUILO QUE NÃO MERECEMOS.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014


O VALOR DA EXPIAÇÃO DE CRISTO PARA DEUS

 

2 SAMUEL 24. 1 A 25

 

Em Gênesis 22 nos é relatado o sacrificio de Isaque. Esse texto tem sido grande fonte para pregadores e cantores, e na maioria das pregações e canções sobre esse acontecimento a conclusão que se chega é que tudo se refere as necessidades do homem e o que ele deve fazer para ser abençõado. O Isaque é algo que alguém tem que sacrificar para alcançar o favor de Deus. E o Deus proverá também não foge a regra. O que somente enxergam no texto são as bençãos relacionadas as necessidades imediatas.

Claro que temos necessidades e devemos confiar em Deus para suprí-las, mas esse texto não fala desse tipo de necessidade, e pensar assim é desviar o sentido do texto e ser cúmplice de SATANÁS em seu plano.

O texto é uma sombra de uma realidade futura. É um tipo de algo que está para se realizar. É uma figura do amor de Deus pai e de seu filho Jesus.

Abraão e Isaque realmente necessitavam de algo e desejavam urgentemente de uma provisão. Mas qual provisão?

 

PARA ABRAÃO, ALGUÉM QUE SUBSTITUISSE A ISAQUE, SEU FILHO AMADO. PARA ISAQUE, ALGUÉM QUE TOMASSE O SEU LUGAR E O LIVRA- SE DA MORTE.

 

ELES PRECISAVAM DE UM SUBSTITUTO

 

Alguém que fizesse expiação por eles. Esse é o unico tipo que podemos encontrar aqui. E quando não trago o seu real significado, contribuo para o plano de satanás de OCULTAR QUALQUER TIPO DE MENÇÃO DA EXPIAÇÃO DE CRISTO.

 

Ele sempre lutou para que a expiação fosse impedida, e como não conseguiu, hoje ele tenta oculta-lá. E a diferença entre o livro de Samuel e Crônicas nos ajuda a esse respeito. Crônicas é uma releitura de Samuel com visão mais ampla. Após o cativeiro, data provável de Crônicas, os Judeus já tinham uma visão que eles não estavam só nessa batalha do povo de Deus. Em Samuel, o texto nos diz que Deus incitou a Davi para que o censo fosse realizado, mas Crônicas nos revela quem realmente estava por detrás de tudo isso: SATANÁS.

 

Em uma programa de tv estava sendo discutido a questão dos 7 pecados capitais. A questão de ir para o inferno ou céu estava relacionado a cometê-los ou não. Mas onde está a expiação de Cristo? E o seu sacrificio? Nem sequer foi mencionado. Para eles, alcançar o favor divino estava ligada as suas próprias obras e forças. O âmago da questão era: o que devo ou não devo fazer para receber o perdão e o favor divino.

 

MAS ONDE ESTAVA O SANGUE DO CORDEIRO? ONDE SE ENCAIXA A EXPIAÇÃO?

 

Satanás odeia todo tipo de menção da expiação, e nisso se percebe o plano dele sendo colocado em prática. A ignorância deles até se entende, mas a ignorância da igreja com respeito a expiação de Cristo, não! A igreja nunca pode ocultar a expiação de Cristo com respeito a sua salvação. Isso tem que ficar claro:
Se hoje somos salvos, foi porque ele morreu por n
ós. Se hoje não somos culpados, foi porque ele levou a nossa culpa. Se hoje somos perdoado, foi por causa do seu sangue derramado por nós. Se somos justificado, foi por ele ter ressuscitado, e se hoje permanecemos ainda salvo, não é por nossa causa, mas porque ele é nosso sacerdote diante do Pai.

COMO POSSO OCULTAR À JESUS E SEU SACRIFICÍO COM RESPEITO A MINHA SALVAÇÃO PASSADA, PRESENTE E FUTURA. COMO NÃO MENCIONAR SUA EXPIAÇÃO, SUA OBRA?

 

A eira de Araúna é o mesmo local onde, muitos anos atrás, Abraão levou o seu filho Isaque para ser sacrificado. Os dois acontecimentos, Gênesis 22 e 2 Samuel 24, estão interligados apesar do tempo. Se interligam para realizar o propósito de Deus.

 

Aqui vemos a tipologia biblica: Abraão é um tipo de Deus pai, e Isaque um tipo do Deus filho.

O TIPO NÃO ESTÁ LIGADO AO CARÁTER DA PESSOA, NESSE CASO ABRAÃO E ISAQUE, MAS A SUA FUNÇÃO. AQUILO QUE ELE REALIZAVA TIPIFICAVA O QUE DEUS REALIZARIA NO FUTURO.

 

Abraão seria aquele que sacrificaria. Um pai que amava profundamente a seu filho, ao ponto de Deus o pedir para sí. Ele amava a Deus, mas amava o seu filho no mesmo nível. E Deus queria somente ser o único em seu coração. E neste monte, ao levantar a mão para sacrificar o seu filho, Deus somente se tornou o seu amor maior. Isaque agora estava na periferia do seu coração.

 

E aqui vemos a figura clara de Deus Pai dando o seu filho em resgate pela humanidade ELEITA. Deus amava o seu filho, mais amava profundamente os seus eleitos. E aquele monte ficou conhecido como o MONTE MORIÁ, A VISÃO DE JÁH. A VISÃO DO SENHOR. Qual visão? QUE JEOVÁ É JIREH! O Deus provedor, e que proveria um sacrificio substituto perfeito. E isaque não era, nem o carneiro preso entre os galhos era. Quem seria esse perfeito? O SENHOR JESUS.

 

Por muito tempo não havia a revelação de quem seria este cordeiro. O cordeiro foi revelado em Gênesis, ele teve que morrer para cobrir o pecado de Adão e Eva. Materializado no egito, o sacrificío pascal. Tipificado nos sacrificíos da lei. Humanizado nas profecias de Isaías.  Encarnado nos evangelhos e sacrificado pelos pecadores. A revelação foi progressiva. O senhor Jesus é o centro da história. Toda a Bíblia se resume nessas figuras do cordeiro e a revelação de quem Ele é e qual é A sua obra.

 

O MONTE MORIÁ ERA UM TIPO DO MONTE GÓLGOTA, O MONTE DO CALVÁRIO, DO SACRIFICÍO DO FILHO DE DEUS. O MONTE MORIÁ FOI ESCOLHIDO COMO O MONTE DO TEMPLO. O MONTE CÁLVARIO SUBSTITUIU O MONTE MORIÁ, E A IGREJA SUBSTITUIU O TEMPLO. JESUS SUBSTIUTIU A ISAQUE E A JERUSALÉM TERRENA FOI SUBSTITUÍDA PELA CELESTIAL.

ELE REMOVE O PRIMEIRO PARA QUE POSSA ESTABELECER O SEGUNDO. A SOMBRA FORA SUBSTITUIDA PELA REALIDADE. HEBREUS 10. 9-14.

 

A eira de araúna era o mesmo local onde Isaque seria sacrificado. Após a loucura do censo de Davi, o anjo parou exatamente no mesmo local escolhido por Deus para que Abraão sacrificasse a Isaque.

 

MAS PORQUE DEUS SE IROU COM DAVI? PORQUE HOUVE TANTA INDIGNAÇÃO DA PARTE DE DEUS? SERIA SOMENTE POR CAUSA DO ORGULHO DE DAVI?

 

Como foi visto, satanas odeia todo tipo de menção da expiação de Cristo. Ele odeia o povo de Deus. Então incitou a davi, mexeu com seu orgulho, com os numeros e glória. E segundo a história, Joabe provavelmente sabia a intenção de Davi, e mais, talvez ele soubesse o que estava por detrás do numerar o povo, e Davi não.

Mas a pergunta persiste: ONDE ESTÁ O MOTIVO DA IRA DE DEUS CONTRA DAVI?

E a resposta se encontra em ÊXODO 30.11-16:

 

Disse mais o Senhor a Moisés:

Quando fizeres o alistamento dos filhos de Israel para sua enumeração, cada um deles dará ao Senhor o resgate da sua alma, quando os alistares para que não haja entre eles praga alguma por ocasião do alistamento.

Dará cada um, ao ser alistado, meio siclo, segundo o siclo do santuário (este siclo é de vinte jeiras) meio siclo é a oferta ao Senhor.

Todo aquele que for alistado, de vinte anos para cima, dará a oferta do Senhor.

O rico não dará mais, nem o pobre dará menos do que o meio siclo, quando derem a oferta do Senhor, para fazerdes expiação por vossas almas.

E tomarás o dinheiro da expiação dos filhos de Israel, e o designarás para o serviço da tenda da revelação, para que sirva de memorial a favor dos filhos de Israel diante do Senhor, para fazerdes expiação por vossas almas.

Davi estava cometendo o segundo erro grave por não conhecer a lei de Deus.

 

O RECENSEAMENTO NECESSITAVA DO PREÇO DE EXPIAÇÃO, DE RESGATE POR CADA ALMA, E DAVI NÃO TINHA FEITO ISSO. SATANÁS ODIANDO A EXPIAÇÃO FUTURA E TODO O PLANO DE REDENÇÃO, LEVOU  DAVI A RECENSEAR E ASSIM, DESPREZAR O DINHEIRO DO RESGATE. SEM O DINHEIRO PELO RESGATE DO POVO NUM RECENSEAMENTO, A PRAGA CHEGARIA. NÃO HAVERIA PAZ E NEM VIDA. ERA SOMENTE MORTE.

 

E vemos neste texto a misericórdia de Deus dando opções para Davi diante de seu grave pecado. E ele escolhe cair na mão daquele que é bondoso e compassivo e que se arrepende do mal que intentava fazer contra Davi. As famosas palavras de Davi: NÃO DAREI HOLOCAUSTOS QUE NÃO ME CUSTEM NADA, está debaixo desse contexto. Ele teve a revelação. Araúna ofereceu tudo de graça ao rei. Mas ele rejeitou prontamente. EU QUERO COMPRAR, PAGAR PELO DEVIDO PREÇO.

 

Davi comprou a eira a preço de ouro, e os bois, O SACRIFICÍO, a preço de 50 ciclos de prata. A prata significa redenção, resgate. E REDENÇÃO É O ATO DE PAGAR O RESGATE PARA RECEBER O QUE HAVIA SE PERDIDO. E Jesus foi vendido a preço de prata, e isso nos trás o significado da preciosidade, o valor imensuravel de Cristo como resgate por sua igreja.

 

O PREÇO DA REDENÇÃO, O PREÇO DE UMA ALMA, CADA ALMA, TINHA QUE SER PAGO.

E DAVI NÃO HAVIA FEITO. A FIGURA DO SACRIFÍCIO PERFEITO DO FILHO DE DEUS HAVIA SIDO OCULTADO.

 

Na eira de Araúna, Davi sacrificou ao Senhor, sacrificío de sangue, resgate por prata, como rei sacerdote, e a ira de Deus cessou. A praga cessou porque o sacrificio foi aceito.

 

O PREÇO DA REDENÇÃO POR CADA ALMA FOI ACEITO. FOI SUFICIENTE PARA DEUS. E  COMO SABEMOS? A PRAGA CESSOU. DEUS PROVEU UM SUBSTITUTO PARA NÓS.

 

Durante muito tempo foi feita uma pergunta. Isaque fez essa pergunta, assim como cada judeu após ele fazia essa mesma pergunta: ONDE ESTÁ O CORDEIRO?

O sangue de animais só cobriam o pecado. E O QUE É COBRIR? É colocar um lençól em cima de um cadáver em decomposição. O corpo está lá, o mal cheiro enche todo o ambiente, mas não podemos ver por causa do lençól, mas sabemos que o cadáver está alí.

 

O sangue desses animais eram uma figura do sangue do cordeiro encarnado. Apenas cobria o pecado do povo, mas não retirava de uma vez por todas. Eles sabiam disso, ao ponto de todo ano um animal tinha que ser imolado por todo o povo de israel.

MAS EM CRISTO DEUS PROVIDENCIOU UM SACRIFíCIO PERFEITO E PERPÉTUO.

Ele deu essa revelação a João Batista quando disse: EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE NÃO MAIS COBRE, MAIS TIRA O PECADO DO MUNDO. O PREÇO DE RESGATE POR CADA ALMA FOI OFERECIDO À DEUS COMO SACRIFÍCIO SUAVE NO MONTE CALVÁRIO.

Jesus não pagou nada a satanás porque ele não devia e nem nós devíamos nada a ele. Era a Deus que devíamos. E Jesus, ao nos substituir, assumiu a nossa divida e pagou a quem realmente devíamos, a Deus. EFÉSIOS 5.2.

JESUS CRISTO, O CORDEIRO DE DEUS, NOSSO SALVADOR, REDENTOR, RESGATADOR, NA CRUZ TOMOU A MÃO DE DEUS E TOMOU A NOSSA MÃO E COLOCOU SOBRE SEU PEITO, SOBRE O SEU CORAÇÃO E NOS UNIU AO PAI.

 Ele estava de braços abertos unindo através de cada mão, nele mesmo, a mão de Deus, outrora cheio de ira, agora cheio de misericórdia e graça para com pecadores como nós, antes filhos da ira, condenados ao inferno, agora em filhos amados e redimidos pelo sangue de Cristo.

Não há mais nada a ser feito, Jesus fez. Não há nada mais a ser satisfeito, Jesus já satisfez. E Deus pai diz: estou satisfeito. E como sabemos que Deus pai ficou satisfeito como o preço do resgate, com o sacrificio do cordeiro?


JESUS CRISTO RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS PARA A NOSSA JUSTIFICAÇÃO.

ESSA É A PROVA. O SACFIFICIO DO MEU FILHO É SUFICIENTE. A MINHA IRA FOI REMOVIDA. A EXPIAÇÃO FOI CONCLUÍDA DE UMA VEZ PARA SEMPRE, DIZ O SENHOR.

O PREÇO FOI PAGO. ESTÁ CONSUMADO, REALIZADO, FEITO.

 

E por isso satanás tenta ocultar essa maravilhosa graça, a expiação de Cristo por nós. E quantos estão buscando salvação longe da expiação de Cristo. Quantos estão buscando justificação além da expiação de Cristo. Quantos estão oferecendo sacrificios imperfeitos pela remissão de seus pecados e pela segurança de sua salvação, rejeitando, ocultando, menosprezando a obra perfeita de Cristo na cruz.

 

FOMOS SALVOS, ESTAMOS SENDO SALVOS E SEREMOS SALVOS SOMENTE PELA OBRA DE CRISTO NA CRUZ. E SEMPRE FAREMOS MENÇÃO DE QUE, SE ESTAMOS REDIMIDOS, EM PAZ COM DEUS, RECONCILIADOS COM NOSSO CRIADOR, FOI PORQUE CRISTO LÁ NA CRUZ, NO MONTE CALVÁRIO, TOMOU O LUGAR NÃO SOMENTE DE ISAQUE , MAS DE CADA UM DE NÓS, SE TORNOU A OFERTA DE PRATA DE DAVI, E SE SACRIFICOU POR NÓS RETIRANDO A IRA DE DEUS E DERRAMANDO AMOR SOBRE A SUA IGREJA.

 

Tudo é pela expiação. Tudo é pela obra redentora de Cristo por sua igreja. Tudo é Deus, porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas.

 

COMO OCULTAR TÃO GRANDE AMOR?  COMO NÃO MENCIONAR TÃO GRANDE GRAÇA? COMO NÃO ADORÁ-LO DIANTE DE TAMANHO SACRIFICÍO E PROCLAMÁ-LO?

SEMPRE FAREMOS MENÇÃO DO SACRIFÍCIO DE CRISTO POR NÓS PARA ENTRONIZÁ-LO COMO DEUS.
                        
                                                     SILAS PORTELA CARVALHO