segunda-feira, 28 de outubro de 2013

 
REFORMA PROTESTANTE
31 DE OUTUBRO
 
AS PESSOAS NA ÉPOCA DE LUTERO SABIAM QUE A IGREJA PRECISAVA DE UMA REFORMA, MAS NÃO ESPERAVAM QUE ELA VIRIA DE UM SIMPLES MONGE AGOSTINIANO, E DISSERAM:
QUE FOSSE UM MONGE, UM SIMPLES MONGE, QUE PRESUMIU NOS REFORMAR A TODOS, É O QUE NÃO PODEMOS TOLERAR.
DEUS USA COISAS INSIGNIFICANTES PARA ESE MUNDO PARA CONFUNDIR OS SÁBIOS DESTA ERA. QUANTOS HOMENS QUE AOS OLHOS DOS HOMENS ERAM DESPREZÍVEIS SE TORNARAM GRANDES INTERVENTORES DA HISTÓRIA NAS MÃOS DE DEUS.NÃO FOI ASSISM QUE ACONTECEU COM O NOSSO SENHOR? DE NAZARÉ PODE VIR ALGUMA COISA BOA? A REFORMA DE LUTERO TEVE INICÍO NUMA SIMPLES CAPELA NO MEIO DA PRAÇA DE WIMTTENBERG. DEUS NÃO ESCOLHEU AS MAIORES IGREJAS, OU OS MAIORES PREGADORES. ELE ESCOLHEU HOMENS PECADORES QUE SE COLOCAM NA BRECHA PARA FAZEREM A OBRA DE DEUS. E HOJE MAIS DO QUE NUNCA, PRECISAMOS DE HOMENS COMO LUTERO, QUE SINTAM A DOR DE DEUS DIANTE DE TANTO MAL DENTRO DAS IGREJAS, PORTANTO:
LEVANTE-TE, DISPOE-TE PARA SER USADO POR DEUS.


quinta-feira, 24 de outubro de 2013




A BÍBLIA NÃO É O TIPO DE LIVRO QUE UM HOMEM ESCREVERIA CASO PUDESSE, NEM QUE PODERIA ESCREVER, CASO QUISESSE.
LEWIS CHAFER





sexta-feira, 18 de outubro de 2013


"Ele Ressuscitou!"

Era 18 de junho de 1815, a Batalha de Waterloo. Os franceses, sob o comando de Napoleão, estavam lutando contra os aliados (ingleses, holandeses e alemães) sob o comando de Wellington. O povo inglês dependia de um sistema de sinais para saber o resultado final da batalha. Uma dessas estações de sinais estava localizada na torre da Catedral de Winchester.

Ao entardecer, então, eles receberam a seguinte mensagem: "W-E-L-L-I-N-G-T-O-N --- D-E-R-R-O-T-A - "-- Exatamente nesse momento, surgiu um daqueles nevoeiros que ocorrem frequentemente na Inglaterra e tornou-se impossível ler o restante da mensagem. A notícia sobre a derrota de Wellington logo se espalhou em toda a cidade. Toda a população ficou triste e abatida ao ouvir a notícia que seu país havia perdido a guerra. De repente aquele nevoeiro foi embora, e eles puderam ler o restante da mensagem. A mensagem completa era a seguinte: "W-E-L-L-I-N-G-T-O-N --- D-E-R-R-O-T-A ---O --- I-N-I-M-I-G-O. " Foi preciso apenas alguns minutos para que as boas-novas se espalhassem. A tristeza tornou-se alegria; a derrota foi transformada em vitória!

Assim foi também quando Jesus foi colocado no túmulo na sexta-feira à tarde. A esperança havia morrido mesmo no coração dos amigos mais fiéis de Jesus. Após a terrível crucificação, a névoa do desapontamento e incompreensão havia tomado conta dos amigos de Jesus. Eles haviam "lido" somente uma parte da mensagem divina: "Cristo derrota...". No entanto, três dias mais tarde, a névoa foi embora. Alguns deles ouviram a voz: "Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito". (Mateus 28:6). Agora a mensagem estava completa: "Cristo derrotou o inimigo". "O último inimigo a ser destruído é a morte". (1Coríntios 15:26).

quinta-feira, 17 de outubro de 2013


As Três Árvores da História

"E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:16,17).

"Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro (árvore), os nossos pecados, para que nós, mortos para o pecado, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados." (1Pedro 2:24).

"Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro] para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas." (Apocalipse 22:14).

Você vai notar que, nos três versículos acima, é mencionada a palavra árvore, embora em cada um deles trate-se de uma árvore diferente.

Deus resume toda a história da raça humana em torno de três árvores.

A primeira foi uma árvore para provar o homem, plantada no jardim do Éden. E essa árvore tornou-se uma árvore de condenação. A segunda, no que diz respeito à ordem cronológica, é a árvore da redenção, plantada no monte do Calvário. A terceira e última árvore das Escrituras é a árvore da vida, encontrada na eternidade.

O homem normalmente imagina a história como uma linha reta, constante e ascendente. Ou seja, pensa-se que a humanidade começou num passado distante e obscuro, onde nada havia, e continua ascendendo constantemente até que, em algum momento, num futuro distante, o homem alcançará a perfeição. Todavia tal esquema da história humana não se encontra na Bíblia, pois a Palavra de Deus resume a história humana em torno de três árvores. A primeira, através da qual o homem foi provado, tornou-se árvore de condenação porque o homem falhou. A seguir temos a árvore da vida, nas eras eternas; e a terceira árvore, que está no centro, é a Cruz do Calvário.

Mesmo um leitor pouco atento da Bíblia notará uma semelhança entre os primeiros e os últimos capítulos desse livro abençoado. Nos capítulos iniciais da Bíblia, encontramos uma criação a qual Deus declarou ser boa - uma terra e céus perfeitos; ausência de pecado, doenças, tristezas, fraquezas ou lágrimas; nunca encontramos um coração partido nos capítulos inciais da Bíblia. Quando chegamos aos últimos capítulos da narrativa bíblica, encontramos o mesmo tipo de mundo - novos céus e nova terra; descobrimos também que não haverá mais lágrimas, nem tristezas, nem doenças, nem morte, pois todas essas coisas foram eliminadas. Dessa forma, os capítulos iniciais e os capítulos finais deste livro são semelhantes no sentido que não há qualquer vestígio de pecado, nem das cadeias de tristeza e miséria resultantes do pecado.

Mas, entre os primeiros e os últimos capítulos da Bíblia, encontra-se todo o período de tempo que engloba a história de sordidez, sofrimento, vergonha e pecado. Tudo isso começou com a falha do primeiro homem em relação à árvore através da qual ele fora provado. Deus disse aos nossos primeiros pais: "De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás". Quando estes nossos pais, em desobediência, comeram do fruto daquela árvore, Deus expulsou-os do Jardim e colocou querubins com espadas refulgentes para que eles não pudessem retornar e viessem a comer do fruto da árvore da vida e, assim, vivessem para sempre naquela condição pecaminosa.

Desde aquele dia até o presente momento, através de todo esse período de tempo e até os últimos capítulos do livro de Apocalipse quando a morte e outras conseqüências do pecado serão eliminadas, a morte tem reinado.

Todavia, quando chegamos aos últimos capítulos da Bíblia, descobrimos que ao homem é dado livre acesso à árvore da vida. Isso significa que Deus mudou de opinião? O mesmo Deus que havia dito no Jardim do Éden: "Devemos colocar sentinelas na entrada do Jardim para que eles não voltem e comam do fruto da árvore da vida e vivam para sempre" - mudou de opinião? Significa que Ele mudou de opinião a respeito desse assunto, que Ele finalmente cedeu e agora consente que o homem tenha acesso à árvore da vida? Oh, não! Deus não mudou de opinião! Mas, em meio ao círculo do pecado, período esse que denominamos tempo, Deus plantou uma outra árvore. A essa árvore o apóstolo Pedro refere-se: "Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro (árvore), os nossos pecados...". A morte de Jesus Cristo no Calvário fez com que Deus pudesse dizer na plenitude do tempo: " Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro] para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas."

-- Will H. Houghton


 
COMO SEI QUE SOU CONVERTIDO SE EU NÃO ME LEMBRO DO DIA EM QUE ME CONVERTI?
ESTE É O DILEMA DE QUEM NASCEU EM UM LAR CRISTÃO.
A RESPOSTA É:
QUANDO EU ME CONVERTO TODOS OS DIAS, POIS A CONVERSÃO É UM CAMINHO, UM PROCESSO. TODO O DIA, DEUS NOS DÁ A CHANCE DE COMEÇAR DE NOVO, CONVERTER DO CAMINHO MAL E ANDAR EM SEU CAMINHO. ESSA É A PROVA DE QUE SOU CONVERTIDO.
"ENCARGO DO SENHOR É A MANIFESTAÇÃO DA PALAVRA ENCARNADA, REGISTRADA NA PALAVRA ESCRITA, PELA PALAVRA PREGADA."

VIVA A TUA LIBERDADE CRISTÃ DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS, MAS NÃO RESTRINJA A MINHA LIBERDADE DE ACORDO COM A SUA TRADIÇÃO.
A LIBERDADE É PARA SER VIVIDA E NÃO REPRIMIDA.
FOI PARA LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU.
LUTERO DISSE UMA VEZ:
UM CRISTÃO É SENHOR LIVRE SOBRE TODAS AS COISAS E NÃO ESTÁ SUJEITO A NINGUÉM.
UM CRISTÃO É SERVIDOR DE TODAS AS COISAS E SUJEITO A TODOS.
PORTANTO, VIVA A TUA LIBERDADE, MAS VIVA COM RESPONSABILIDADE.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

"Para a pessoa que acredita ser tudo, Deus não é nada.
Para a pessoa que acredita ser algo, Deus é algo.
Para a pessoa que acredita não ser nada, Deus é tudo!"






Gólgota
-- O Lugar onde Jesus Foi Crucificado --
Em sua história, 'O País dos Cegos', H.G. Wells conta de um viajante que chegou a um estranho vale, separado do resto do mundo por muralhas íngremes, no qual todos os seus habitantes eram cegos. Ele viveu algum tempo naquele lugar estranho, mas era considerado diferente pelos nativos. Os entendidos que residiam naquele vale diziam: "Seu cérebro é influenciado por aqueles órgãos estranhos, chamados "olhos", que o mantêm em um constante estado de irritação e distração". Assim, eles concluíram que aquele viajante nunca seria uma pessoa normal caso seus olhos não fossem retirados! O viajante apaixonou-se por uma donzela cega que lhe implorou deixasse remover seus olhos a fim de que, juntos, pudessem viver felizes. Numa certa manhã, contudo, ele avistou o nascer do sol sobre as rochas e as campinas lindas, repletas de flores brancas. A partir desse dia, ele jamais pôde ser feliz no vale da escuridão. O viajante partiu de volta à terra onde os homens andavam na luz.
Essa história ilustra a atitude dos homens em relação a Jesus quando Ele caminhou nas trevas de nosso mundo amaldiçoado pelo pecado. Os habitantes desta terra o acharam muito estranho! Eles tentaram trazê-lo para o nível dos homens comuns. Como não alcançaram seu objetivo, eles o crucificaram. Obviamente a história não ilustra a atitude e poder de Jesus ao encontrar e lutar contra as trevas do mundo até vencê-las e substituí-las pela luz da vida.
O Gólgota é o lugar onde mais se evidencia o contraste entre o coração gracioso do Salvador e o coração rebelde do homem. Gólgota é o ponto focal de revelação e história, e experiência. No Gólgota Deus fez o Seu melhor e o homem fez o seu pior. Ali a fé é justificada, a esperança é assegurada e o amor é vitorioso.
-- Russell Bradley Jones

 
PECADO GERA PECADO.
NA PRIMEIRA VEZ QUE FAZEMOS UMA COISA ERRADA, PODEMOS FAZÊ-LA COM HESITAÇÃO, COM TREMOR E CALAFRIOS.
DA SEGUNDA VEZ QUE FAZEMOS, É MAIS FÁCIL E, SE CONTINUARMOS A FAZÊ-LO TORNA-SE ALGO TRÂNQUILO; O PECADO PERDE O SEU TERROR.
COMEÇAR NO CAMINHO DO PECADO É IR CADA VEZ MAIS ALÉM.
W. BARCLAY
 


 
O ARREPENDIMENTO SEGUNDO O MUNDO DESPREZA A GRAÇA DE JESUS CRISTO E A SUA OBRA.
NESSE ARREPENDIMENTO O HOMEM NÃO VÊ SAÍDA PARA O SEU PECADO, E A CULPA, JUNTAMENTE COM O DESESPERO, O DIZ QUE NADA E NINGUÉM O PODE SALVAR.
SPC
 
"A MELHOR MANEIRA DE SE VINGAR DO INIMIGO É PERDOANDO-O."
 
FRASE DE UM SOBREVIVENTE DE HIROSHIMA

terça-feira, 15 de outubro de 2013

JESUS E ALEXANDRE O GRANDE
 
Jesus e Alexandre morreram aos trinta e três anos.
Um viveu e morreu para si mesmo; o outro morreu por você e por mim.
O grego morreu num trono; o judeu, numa cruz.
A vida de um pareceu um triunfo; a do outro, somente uma perda.

Um deles comandou imensos exércitos; o outro andou só.

Um deles derramou o sangue do mundo inteiro; o outro deu o seu próprio sangue.

Um, enquanto vivia, ganhou o mundo e, na morte, tudo perdeu.
O outro perdeu sua vida a fim de ganhar, de todos nós, a fé.
Jesus e Alexandre morreram aos trinta e três anos.
Um morreu na Babilônia; o outro, no Calvário.

Um ganhou tudo para si mesmo; o outro deu a si mesmo.

Um conquistou todos os tronos; o outro, todos os sepulcros.

Um fez a si próprio deus; o próprio Deus fez-se servo.

Um viveu para vangloriar-se; o outro, para abençoar.

Quando o grego morreu, ruiu para sempre o seu trono de espadas.

Jesus, contudo, morreu para viver para sempre como o Senhor dos Senhores.


Jesus e Alexandre morreram aos trinta e três anos.

O grego fez a todos seus escravos; o judeu a todos libertou.

Um construiu um trono sobre sangue; o outro, sobre o amor.
Um é nascido da terra; o outro é nascido do alto.
Um conquistou toda esta terra e perdeu a terra e o céu.

O outro deu tudo a fim de que tudo lhe fosse concedido.

O grego morreu para sempre; o judeu vive para sempre.

Aquele que tudo recebe perde; e aquele que tudo dá recebe!

Nenhum mortal pode a Ele comparar-se.
Mais formoso é Ele, que o mais formoso
Dentre os filhos dos homens,
Que preenchem os lugares celestiais.
S. Stenett
Sócrates ensinou durante 40 anos; Platão, durante 50 anos; Aristóteles, durante 40, e Jesus, somente 3 anos. Contudo a influência dos três anos de ministério de Cristo transcende infinitamente o impacto deixado pelos 130 anos de ensino daqueles homens, considerados os maiores filósofos de toda a Antigüidade.
Jesus não pintou quadro algum; contudo algumas das pinturas mais refinadas de Raphael, Michelangelo e Leonardo da Vinci foram nele inspiradas.
Jesus não escreveu nenhuma poesia; entretanto Dante, Milton e multidões dos maiores poetas do mundo foram por Ele inspirados.
Jesus não compôs nenhuma música; todavia Haydn, Handel, Beethoven, Bach e Mendelssohn alcançaram a mais alta perfeição em melodia nos hinos, sinfonias e oratórias que eles compuseram em louvor ao Senhor.
Henry G. Bosch
Leite e Mel
(Ct. 4:11)
"Agora Demos Todos Graças ao Nosso Deus"
Em uma conferência cristã, o irmão Lance Lambert, de Jerusalém, estava falando da necessidade dos irmãos em Cristo conhecerem uns aos outros profundamente. Ele fez referência a um conhecido hino luterano de tempos atrás: "Agora Demos Todos Graças ao Nosso Deus" escrito por Martin Rinkart. Lance Lambert contou qual foi sua primeira impressão acerca do autor daquele hino: "Devia ser uma pessoa muito superficial, que parecia estar livre de todos os problemas, porque em seu hino não havia menção de desespero, nem de trevas ou tristeza - somente louvor e gratidão a Deus."
Um dia, Lance descobriu o motivo pelo qual Martin Rinkart foi compungido a escrever tal hino. Rinkart vivera durante o século XVI ou XVII na época da praga. Quando dois terços de sua congregação havia morrido de praga, os coveiros negaram-se a enterrá-los porque a doença era muito contagiosa. Então Martin Rinkart enterrou todos os mortos de sua congregação! Entre aqueles a quem ele enterrou estavam sua própria esposa e filhos. Foi nessas circunstâncias que Martin Rinkart escreveu o hino:"Agora Demos Todos Graças a Deus." A história desse hino revelou um homem que tinha uma vida profunda com Deus.
Agora demos todos graças a Deus,
Com nossos corações, mãos e vozes, Àquele que fez coisas maravilhosas,
Em quem a terra se regozija.
Que desde nossa tenra infância
Tem abençoado nosso caminho
Com incontáveis dádivas de amor,
E ainda hoje é nosso.
Oh, possa este generoso Deus,
Estar junto a nós por toda nossa vida,
Alegrando nossos corações,
E concedendo-nos bendita paz que nos alegra,
E nos guardando em Sua graça,
Nos guie quando estamos perplexos,
Liberte-nos de nossas enfermidades
Neste mundo e no que há de vir.

Todo louvor e gratidão a Deus,
Sejam dados, agora, ao Pai,
Ao Filho e Àquele que reina,
Com eles nos mais altos céus,
Ao único e eterno Deus,
A quem Terra e Céus adoram;
Pois assim era, é agora,
E o será para todo o sempre!


 
A CADA DIA SE TORNA MAIS VERDADEIRA AS PALAVRAS DE SPURGEON QUANDO DISSE DAS 3 SURPRESAS QUE TERIA AO CHEGAR NO CÉU.
A PRIMEIRA É O FATO DE NÃO VER AQUELES QUE ELE PENSAVA QUE ENCONTRARIA NO CÉU.
A SEGUNDA ERA A SURPRESA DE VER PESSOAS QUE ELE NUNCA IMAGINARIA VER LÁ.
E A TERCEIRA ERA A SUA PRÓPRIA PRESENÇA ALI.
HÁ DOIS FATOS QUE ME LEVOU A PENSAR ASSIM:
O PRIMEIRO É QUE ANTES DA MORTE DE JOHN LENNON, SEGUNDO SUA ESPOSA, ELES ESTAVAM EM PROCESSO DE CONVERSÃO AO CRISTIANISMO. CONTA ELA QUE LENNON ESTAVA LENDO MUITO A BIBLIA E ASSISTINDO OS PROGRAMAS DE EVANGELISTAS COMO BILLY GRAHAM.
E A OUTRA É BOB MARLEY, QUE TIROU UMA FOTO LENDO A BÍBLIA ANTES DE SUA MORTE.
A CONCLUSÃO QUE EU CHEGO É QUE A SALVAÇÃO PERTENCE AO SENHOR E NÃO AO HOMEM.
NÓS NÃO SABEMOS QUEM SE SALVARÁ, A NÃO SER DEUS E A PRÓPRIA PESSOA.
HAVERÁ GRANDES SURPRESAS NO CÉU.


Lanço Desprezo em todo meu Orgulho"
A vida e morte de nosso Senhor Jesus Cristo são uma constante repreensão a toda forma de orgulho à qual estamos sujeitos:
Orgulho de nascimento e posição social: "Não é este o Filho do carpinteiro?" (Mt. 13:35)
Orgulho da riqueza: "O Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça." (Lc. 9:58)
Orgulho da respeitabilidade: "De Nazaré pode sair alguma coisa boa?" (Jo. 1:46)
Orgulho da aparência pessoal: "Não tinha aparência nem formosura." (Is. 53:2)
Orgulho da reputação:"Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores." (Mt. 11:19)
Orgulho da independência: "...e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens." (Lc. 8:3)
Orgulho da erudição: "Como sabe este letras, sem ter estudado?" (Jo. 7:15)
Orgulho da superioridade: "Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve."(Lc. 22:27)
Orgulho do sucesso: "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam." (Jo. 1:11). "Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele." (Jo. 7:5) "Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens."(Is. 53:3)
Orgulho da confiança-própria: "E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso." (Lc.2:51)
Orgulho da habilidade: "Eu nada posso fazer de mim mesmo." (Jo. 5:30)
Orgulho da vontade própria: "Porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou." (Jo. 5:30)
Orgulho do intelecto: "Falo como o Pai me ensinou." (Jo. 8:28)
Orgulho do ressentimento: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." (Lc. 23:34)
Orgulho da santidade: "Este recebe pecadores e come com eles." (Lc. 15:2)
Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus (Fp. 2:5)

segunda-feira, 14 de outubro de 2013






Instruções para um
Soldado de Cristo
Henry Vogel

1.  Você tem uma única arma - a Palavra de Deus.
2.  A Palavra de Deus não necessita de aliados.
3.  Você deve confiar apenas na Palavra de Deus; não confie na sua própria sabedoria nem na sabedoria de outras pessoas.
4.  Não recorra a qualquer de seus próprios sentimentos de responsabilidade, mas sempre a um texto definido e a um mandamento das Escrituras.
5.  Pertença completamente Àquele que sempre pertence a você completamente.
6.  Ele não partilha com ninguém Seu poder de comandar.
7.  Nenhum castigo humano pode absolvê-lo do dever de falar e dar reconhecimento a Deus.
8.  Não esqueça que o mundo odeia a Palavra de Deus mais do que qualquer outra coisa, e não há nenhuma outra coisa da qual o homem tanto necessite quanto a Palavra de Deus.
9.  A cada derrota esteja certo disto: O Deus que levantou de entre os mortos Aquele que fora crucificado obteve Sua vitória na derrota.
10.          Toda e qualquer batalha que possa estar à sua espera já foi vencida por Ele.
11.          Você já tomou sua posição ao lado de Cristo, não se surpreenda, pois, se for tratado como um pária.
12.          Observe bem este fato: a posição do cristão neste mundo é com suas costas contra a parede.
13.          Não aja como se você fosse o único soldado de Jesus Cristo, mas obedeça às Suas ordens, mesmo se ninguém mais, exceto você, lhas obedecer.
14.          Nunca pense que Deus sempre necessita de um homem com qualidades como as que você possui. É você quem precisa de Deus.
15.          Quando estiver aguardando ordens do alto, não fique procurando respostas dentro de si mesmo.
16.          Não confunda os mandamentos de Deus com as propostas de paz que o mundo oferece.
17.          Há um grande futuro adiante de você - o futuro de Deus!